São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo societário fará Cemig ter controle operacional da Light

Com apenas 25% das ações, estatal mineira comandará empresa, que atua no RJ

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A ampliação da participação da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) no controle da Light -que atende 3,9 milhões de consumidores no estado do Rio de Janeiro- não fará da estatal mineira o maior acionista controlador da empresa. Por acordo, porém, ela ditará as regras sobre a operação da companhia.
Essa mudança foi possível por conta da reestruturação societária iniciada no último dia 30 e que, de imediato, resultou na ampliação da participação da Cemig no grupo controlador, de 13% para 39%. Ao final dessa reestruturação, a Cemig ficará com 25% das ações.
É uma operação complexa. O controle da Light é exercido pela RME (Rio Minas Energia), que detém 52% do capital da empresa. A RME é formada pela Cemig, Luce, Andrade Gutierrez e Pactual Energia Participações, cada um com 13%. A RME, agora, vai acabar.
A Andrade Gutierrez e a Pactual venderam suas partes na RME para a Cemig, por R$ 1,57 bilhão. Os 26% comprados pela estatal vão constituir agora uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), mas a Cemig não pretende ser majoritária nessa sociedade.
Para isso, a SPE vai constituir um fundo de investimentos pelo qual serão ofertados ao mercado, por intermédio de um banco a ser contratado, 14% das ações adquiridas pela Cemig. Com isso, o fundo terá 51% do controle da SPE.
Na prática, a Cemig ficará com 12% das ações que adquiriu da Andrade e da Pactual e mais os 13% das ações que já detém na RME.
"A Light continua sendo uma empresa privada, mas a diferença é que agora ela tem um sócio operador", disse o diretor de Finanças da Cemig, Luiz Fernando Rolla.
Rolla disse que está sendo negociado para que um banco seja o controlador do fundo de investimentos e que a Cemig repassará 14% das ações pelo mesmo preço que adquiriu da Andrade e Pactual. Segundo ele, a operação deve ser concluída em três meses.


Texto Anterior: BC: Reservas atingem maior nível para um final de ano: US$ 239 BI
Próximo Texto: Bolsa fecha 2009 com saldo recorde de capital estrangeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.