|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CRIAÇÃO & CONSUMO
O tucano de Renault
FRANCESC PETIT
Meu tucano, que desenhei para
um cartaz da Varig em 1953, de
repente surge das cinzas do passado como o Fênix, nas páginas de
um simpático livro da Chronicle
Books, de San Francisco, EUA,
com o título "What a Character!
20th Century American Advertising Icons". Na página 53 está
uma pequena reprodução do
meu tucaninho, que certamente
deve ter sido feito pela companhia aérea gaúcha nos anos 70,
em forma de uma estatueta, para
ser utilizado como brinde. No capítulo Rarity Guide, ele tem a nota máxima 5, "Very Rare"; enquanto o Banny, da Energizer,
nota 1; Joe Camel, 3; Mister Clean,
2; Playboy Rabbit, 2; Michelin
Man, 1; Eveready Cat, 3.
O excelente e brilhante cartunista Angeli publicou uma charge
na Folha de quarta-feira, 26 de
fevereiro de 2000, mostrando o
presidente Fernando Henrique
Cardoso no cenário mais conhecido da propaganda brasileira que
se tornou um "ícone" dessa famosa marca de produtos de limpeza
Bom Bril.
Essa criação mostra a força que
a direção de arte tem no mundo
da propaganda, como se costuma
dizer: "Uma imagem vale por mil
palavras". Como autor desse visual e dessa famosa campanha
que tantos prêmios deu à DPZ, fico feliz vendo-a reproduzida neste jornal pelas mãos do talentoso
Angeli. Ainda poderemos esperar
algumas décadas para ver o mesmo visual em alguma famosa
pintura da nobreza européia pendurada nas paredes do Louvre.
O jornal "O Globo", do dia 27 de
janeiro de 2000, traz de volta o
polêmico fotógrafo da Benetton
com seu discurso infantil sobre
publicidade, dizendo que esta é
enganosa, prometendo que as
pessoas ficam mais belas, sensuais e poderosas vestindo a roupa tal.
A vaidade é inerente ao ser humano. Desde o antigo Egito, os
homens e mulheres já consumiam roupas, jóias e produtos de
beleza para ficar mais belos, sensuais e poderosos. Talvez até existam alguns anúncios publicados
nas paredes dos antigos palácios
ou monumentos anunciando as
grifes famosas da época. Aliás, diferentemente do sr. Toscani, acho
que as roupas da Benetton deixam as pessoas mais lindas, mais
sensuais e até mais poderosas.
Outra notícia curiosa é sobre a
fábrica francesa de automóveis
Renault, que investirá US$ 100
milhões para uma nova unidade
no Paraná a fim de aumentar sua
participação no Mercosul, hoje
com 2,7%. Essa conta já foi da
DPZ na sua chegada ao Brasil,
importando produtos produzidos
na Argentina.
Não consigo entender como essa grande marca do automobilismo mundial, com uma gama de
produtos excepcionais, tanto no
seu design como principalmente
no desempenho, com preços extremamente competitivos, não
tem pretensões muito mais ambiciosas para o Mercosul, pois é
uma marca compatível com a
Volkswagen, Fiat, GM e Ford.
Não entendo por que tanta modéstia.
Talvez não seja o caso de a empresa investir numa nova fábrica,
e sim num marketing e propaganda mais agressivos, implantando-se de vez no país, pois já
são 40 anos que essa prestigiosa
marca francesa ronda o Mercosul.
Francesc Petit, 65, publicitário, é sócio-diretor da DPZ Propaganda.
Texto Anterior: Aviação: Vasp está obrigada a pagar taxa para voar Próximo Texto: Luís Nassif: O futuro chegou Índice
|