São Paulo, terça-feira, 05 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Brasil pode sair da crise melhor que emergentes, diz Coutinho

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, está otimista com as perspectivas da economia para 2008, apesar da crise internacional. Ele acha que o país cresce neste ano, no mínimo, 4%, depois de ter se expandido entre 5% e 5,5% em 2007.
Luciano Coutinho toma como base as demandas por financiamentos para investimentos no BNDES neste início de ano.
Os pedidos de empréstimos feitos pelas empresas continuam praticamente no mesmo ritmo do final de 2007, apesar de ser normal uma desaceleração no início do ano. Tradicionalmente, nos meses de janeiro e fevereiro, cai a demanda por empréstimos no BNDES.
Neste início de ano, a desaceleração foi pequena, o que mostra que os empresários continuam otimistas com as perspectivas da economia. No ano passado, o BNDES registrou um desembolso recorde de R$ 65 bilhões, e, para este ano, a previsão é que o total alcance a cifra de R$ 80 bilhões.
Segundo Luciano Coutinho, dependendo da extensão e da duração da crise, o Brasil pode sair desse período de turbulência melhor do que os países emergentes em geral.
De acordo com o presidente do BNDES, se a crise for fraca, nenhum país será afetado, e, portanto, não há mudanças no cenário. Já se for muito forte, se a recessão for mais grave do que se supunha, todos os países, incluindo o Brasil, irão sofrer e as conseqüências são imprevisíveis. Já se a crise for de intensidade média, Coutinho acha que o Brasil tem condições de se sair muito bem.
O mercado interno está puxando o crescimento do país e atraindo dinheiro de fora, o que vai ajudar a fomentar os investimentos. Além disso, o juro alto também se torna um fator de atração de recursos de fora, o que vai ajudar a manter, ao mesmo tempo, o câmbio equilibrado e a estabilidade inflacionária.
O fato de o Brasil ser um grande exportador de alimentos também deve contribuir para não se reduzir muito o valor das exportações. "O Brasil tem uma grande chance de sair muito bem dessa crise", diz Luciano Coutinho.

opinião

Fiesp quer campanha contra embargo da carne

A proibição da importação da carne bovina brasileira na União Européia por razões sanitárias é um escândalo, segundo Roberto Giannetti da Fonseca, diretor de comércio exterior da Fiesp.
"Estou cansado de ver o Brasil virar saco de pancada lá fora sem reagir a altura. Tem de ser na base do toma lá, dá cá, mesmo que isso nos custe algum sacrifício."
Para Giannetti, "não basta dizer que vamos recorrer à OMC, pois isso leva tempo e, até lá, o prejuízo aos frigoríficos brasileiros será imenso".
Ele propõe que o Brasil coloque imediatamente o vinho europeu na lista de exceção à Tarifa Externa Comum do Mercosul com um imposto de importação temporário de 150% enquanto for mantido esse "inaceitável boicote protecionista" à carne brasileira na União Européia.
"Franceses, italianos e irlandeses que se entendam, enquanto nossos consumidores estiverem fazendo essa abstinência forçada do delicioso vinho europeu, até no altar das igrejas se for preciso", afirma.

IN LOCO

A Ancar, proprietária e administradora de 11 shoppings, fechou 2007 com faturamento de R$ 21 milhões em locações de espaços de mídia dentro de centros de compra, uma alta de 30% em relação ao ano anterior. A expectativa da empresa é que, com a restrição da mídia exterior, como acontece em São Paulo, o faturamento dobre em dois anos. "A nossa área está ganhando espaço no bolo publicitário. O anúncio em shopping fala com o consumidor no momento da decisão da compra", afirma o diretor Alex Dumbrosck. Entre os canais usados dentro do shopping estão megabanners, adesivos de portas e escadas rolantes, lounges e stands. Lançamentos imobiliários, indústria automotiva, telefonia, eletroeletrônicos, universidades e cartões de crédito são alguns dos anunciantes.

SEM PALPITE
O governador José Serra prefere não arriscar nenhum palpite a respeito do tamanho da crise internacional. Ele acha muito difícil fazer qualquer previsão agora. A única certeza que ele diz ter é a de que as finanças públicas de São Paulo estão muito bem. Serra foi na noite de segunda assistir ao desfile das escolas de samba no Carnaval do Rio no camarote do governador do Rio, Sérgio Cabral.

CAIPIRINHA
A Sagatiba patrocina o 50º Grammy, comemorado com drinques de cachaça.

MUITO FELIZES
José Luís Cutrale, dono da Cutrale, o maior produtor de suco de laranjas do mundo, que também esteve na noite de segunda no desfile das escolas de samba, não quis falar de negócios. Disse que estava ali para curtir o Carnaval, mas que os fazendeiros produtores de laranja estão muito felizes. Na laranja, nem sinal de crise.

INVESTIMENTO
A Thyssenkrupp informou Sérgio Cabral que anunciará mais investimentos no Estado. A empresa está investindo 3 bilhões em uma siderúrgica no Rio.

NA AVENIDA
O italiano Thomas Gold, vice-presidente da Great Lengths, e Luciana Alvarez, representante no Brasil; Gold veio ao país para desfilar no carro que a empresa patrocinou no Carnaval paulista

Próximo Texto: Receita amplia autuações em Cumbica em 55%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.