São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado norte-americano suaviza proposta de proteção ao aço local

DA REDAÇÃO

O Senado americano votou na noite de ontem uma emenda que suaviza o "Buy America", a polêmica proposta aprovada pelos deputados que determina que as obras do pacote de estímulo à economia dos EUA usem apenas aço local.
Depois das críticas ao protecionismo feitas por diversos países, como Brasil, Japão e Canadá (além da União Europeia), os senadores aprovaram texto que afirma que o "Buy America" deve ser "aplicado de modo coerente com as obrigações dos Estados Unidos com os acordos internacionais". A decisão é uma forma de tentar amenizar as críticas e adequar a proposta aos acordos na Organização Mundial do Comércio e no Nafta (o acordo de livre comércio da América do Norte).
A proposta que está sendo discutida no Senado, no entanto, é ainda mais polêmica que a aprovada pelos deputados. O texto que os senadores estão discutindo exige que todas as obras do pacote para estimular a economia usem aço, ferro e bens industriais produzidos nos EUA -salvo algumas exceções, como se a adoção do produto local encarecer o projeto em mais de 25%. O projeto da Câmara dos Representantes não tem a exigência dos bens manufaturados.
Questionado sobre o assunto, o presidente Barack Obama afirmou anteontem que "seria um erro, em um momento em que o comércio mundial está em queda, começarmos a mandar uma mensagem de que estamos preocupados só com nós mesmos e não nos importamos com o comércio mundial".


Com a Reuters


Texto Anterior: Crise global: Panasonic fecha 27 fábricas e anuncia 15 mil demissões
Próximo Texto: Auxílio: Governo russo diz que vai injetar US$ 40 bilhões nos bancos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.