São Paulo, Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor prevê vender 22% menos em 99

da Reportagem Local

A indústria automobilística brasileira vai conseguir vender este ano, no mercado interno, no máximo 1,2 milhão de veículos.
Esse volume representa queda de mais de 300 mil unidades em relação a 98 -cerca de 22% a menos- e 750 mil carros abaixo do resultado de 97.
A previsão foi divulgada ontem pelo presidente da Anfavea, José Carlos Pinheiro Neto. "Se não houver nenhum fato novo, o mercado nacional ficará entre 1,15 milhão e 1,2 milhão." No final de 98, as montadoras previam vender cerca de 1,4 milhão de veículos este ano.
As montadoras contam com a redução do IPI e com o programa de renovação da frota, a partir do segundo semestre, para reativar as vendas e mudar o cenário.
O acordo depende do governo federal. Para os trabalhadores, as fábricas garantiram manter os empregos por até seis meses, se houver redução de impostos.
A meta de produção se mantém entre 1,4 milhão e 1,7 milhão de unidades. As montadoras esperam aumentar em 10% as exportações. Pretendem faturar US$ 5,5 bilhões.
Outro efeito da desvalorização, na avaliação da Anfavea, é a menor participação dos importados no mercado interno. Com a alta do dólar, devem ser substituídos pela produção nacional. (APF)


Texto Anterior: Montadoras cortaram 20 mil postos de trabalho em 98
Próximo Texto: Dólar tem valorização e fecha a R$ 1,81
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.