São Paulo, Sexta-feira, 05 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA DE NÚMEROS
Juro anual é calculado para cada dia útil
Taxa do BC deste mês indica 3,38%

GABRIEL J. DE CARVALHO
da Redação

Juros de 45% ao ano correspondem a 3,14% ao mês, calculados pela forma tradicional, considerando taxa sobre taxa em 12 meses. Mas no mercado equivaleriam a 3,45% se mantidos fixos por todo um mês de 23 dias úteis, como março.
Desde janeiro de 98, o Banco Central divulga taxas anuais para seus juros básicos. Para calcular o custo do dinheiro por um dia, trabalha com um ano-referência de 252 dias úteis. Daí os juros, para uma mesma taxa anual, serem diferentes se acumulados no mês.
Em fevereiro, por exemplo, que teve apenas 18 dias úteis, a taxa anual de 39%, como era até ontem o juro Selic (over de títulos públicos), resultou em 2,38%. Agora em março, com 23 dias úteis, chegaria a 3,05%. Juro por dia útil: 0,1308%.
Se no mês passado os juros básicos já estivessem em 45% ao ano, ou 0,1476% ao dia útil, a taxa Selic teria sido de 2,69%.
Em março, atingiria 3,45%, mas, como em 4 dos 23 dias úteis do mês o BC operou com 39%, as operações Selic devem acumular 3,38% -na hipótese de a taxa de 45% ser mantida assim até o final do mês.
Conhecer a sistemática dos dias úteis é importante não só para cálculos em grandes operações no mercado de títulos, mas também para depositantes da modesta caderneta de poupança, por exemplo.
Muitos poupadores ficam intrigados com o vaivém do rendimento da poupança, achando que os juros é que variam bastante. De fato, TR e poupança têm variações porque dependem dos CDBs prefixados. Um banco pode pagar mais nos seus CDBs pelo simples fato de estar necessitando de caixa. Mas o efeito maior na oscilação diária da TR e da poupança vem do número de dias úteis.
Isso vale não só para a caderneta, mas também para fundos etc. No Brasil, o mercado funciona como se o dinheiro ficasse "dormindo" nos sábados, domingos e feriados.
A poupança do dia 1º de março, com 23 dias úteis, renderá 1,6672%. A do dia 3, com 21 úteis, já pagará 1,4872%. Especificamente aqui, o efeito não foi apenas dos dias úteis, mas também dos juros em si, que subiram, levando junto a TR.
No caso dos CDBs, a maioria dos bancos ainda faz o cálculo da taxa anual para a do período considerando 360 dias corridos, o método antigo. Mas a definição do tamanho dos juros leva em conta os dias úteis.


Texto Anterior: Copom é técnico, mas não é independente
Próximo Texto: Banco aplaude e comércio critica juro alto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.