São Paulo, Sexta-feira, 05 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País perde posição no ranking de produção

da Reportagem Local

A queda de 24% na produção brasileira de veículos no ano passado fez o país perder posição no ranking mundial de maiores produtores de veículos.
De acordo com dados divulgados ontem pela Anfavea, com base em informações de entidades internacionais, o Brasil passou de 8º maior produtor mundial em 97 a 11º maior no ano passado.
Entre os 12 maiores países produtores de veículos, somente a Coréia do Sul registrou queda de produção maior do que a brasileira no ano passado -30,7%.
A produção mundial sofreu retração de 2,3%, ficando em 51,932 milhões de unidades.
Após a desvalorização cambial e a crise econômica brasileira, a previsão inicial de vendas para 99 era de 1,1 milhão de unidades, o que representaria uma queda de 8% em relação a 98.
A produção prevista para esse volume de vendas era de 1,35 milhão, ou seja, 14% abaixo do ano anterior.
Com o acordo emergencial de redução de preços dos automóveis, a Anfavea já cogita uma produção maior, entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de unidades.
Isso significaria vendas ao mercado interno em torno de 1,37 milhão de unidades.
Segundo o presidente da entidade, José Carlos Pinheiro Neto, o acordo emergencial do setor automotivo vai incrementar as vendas.
O setor conta com a promessa do Banco do Brasil de criar uma linha especial de financiamento de carros, com juros e condições de pagamento privilegiadas.
Além disso, segundo Pinheiro Neto, o consumidor de São Paulo poderá ser beneficiado em breve com redução maior de preço, já que o governo do Estado quer reduzir a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os automóveis.
Ontem, o governador Mário Covas encaminhou à Assembléia Legislativa projeto de lei que determina alíquota menor de ICMS para carros. Por 75 dias, tempo de duração do acordo, ela passará de 12% para 9%.
O governo paulista pediu regime de urgência urgentíssima na tramitação do projeto. (ME)




Texto Anterior: Sobe consumo de máquinas
Próximo Texto: Volkswagen, GM e Fiat reduzem preço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.