São Paulo, Sexta-feira, 05 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real fraco afeta meta colombiana

das agências internacionais

As desvalorizações das moedas brasileira e equatoriana colocaram em perigo as metas de exportação da Colômbia para este ano, segundo a ministra do Comércio Exterior do país, Martha Lucía Ramírez.
"Com uma desvalorização de 79% no Brasil e índices similares no Equador, será difícil cumprir com a meta de incrementar em 7% nossas exportações", afirmou a ministra.
De acordo com ela, a queda do sucre, moeda equatoriana, esta semana, implica perda da competitividade dos produtos colombianos. Para analistas, os países da Comunidade das Nações Andinas (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) devem adotar uma política macroeconômica e comercial.
O analista boliviano, Napoleón Pacheco, pediu ontem a criação de um modelo de aplicação comum que evite a adoção de medidas protecionistas, como as adotadas pela Bolívia contra a invasão de produtos brasileiros no país.
O mercado está preocupado com o "efeito samba" em outros países. O Uruguai lançou esta semana uma série de medidas econômicas para garantir a competitividade na região.


Texto Anterior: Economista prevê dólar a R$ 3,00
Próximo Texto: Combustíveis aumentam 6,5% no dia 11
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.