São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Bolívia rechaça proposta da Petrobras sobre 2 refinarias

FABIANO MAISONNAVE
DE CARACAS

A Bolívia recusou anteontem uma proposta da Petrobras para a venda das duas refinarias da empresa no país, que, pelo decreto de nacionalização de maio passado, terão de voltar ao controle acionário do Estado. O impasse já dura 11 meses, praticamente sem avanços.
De acordo com a proposta da Petrobras, o Estado boliviano compraria 51% das refinarias, mas ela ficaria com o controle operacional por meio de uma holding, com os dois lados como sócios. Esse novo desenho representa um recuo da empresa em relação à sua posição inicial, segundo a qual só aceitaria vender toda a sua participação.
Em reunião em La Paz, o governo boliviano recusou formalmente a proposta, alegando que quer ter a administração das plantas, segundo a Folha apurou. Em resposta, a Petrobras disse não aceitar ser sócia da Bolívia sem o controle operacional.
Em caso de venda total das refinarias, o principal problema será o valor, ainda não fixado, e a forma de pagamento, pois o Estado boliviano tem poucos recursos.


Texto Anterior: Varejo: Ex-funcionário acusa rede Wal-Mart de espionagem
Próximo Texto: Energia: Irã solta ingleses, e petróleo recua em NY
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.