São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

TECNOLOGIA

Vendas do iPad superam as projeções, dizem analistas

DA BLOOMBERG

As vendas do iPad, novo aparelho da Apple, podem ter superado com folga as estimativas iniciais para seu fim de semana de estreia. Instituições especializadas calculam que até 700 mil unidades podem ter sido comercializadas ontem e no sábado, quando o "tablet" (uma espécie de notebook) chegou às lojas nos Estados Unidos. A Apple não divulgou números oficiais de vendas.
A firma de investimentos Piper Jaffray estimava inicialmente vendas entre 200 mil e 300 mil unidades, e a Sanford C. Bernstein, de 300 mil a 400 mil. Além da "venda física" na loja, o iPad poderia ser encomendado em março, para entrega em casa.
O aparelho, que permite navegar na internet, ler livros digitalizados e gerenciar arquivos como músicas, fotos e filmes, é a aposta da Apple para popularizar os "tablets", o que empresas rivais como HP não conseguiram até agora. Tais aparelhos respondem por menos de 1% do mercado de computador pessoal nos EUA, diz a consultoria Gartner.
Há cerca de três anos, as vendas iniciais do iPhone também superaram as projeções e chegaram a esgotar os estoques em muitas lojas. Segundo a Apple, 270 mil telefones foram vendidos no fim de semana de estreia.
Na ocasião, o modelo mais barato do iPhone no mercado norte-americano custava o mesmo que a versão mais acessível do iPad atualmente: US$ 499. Foram comercializados no primeiro ano cerca de 6,1 milhões de telefones, mais do que se espera para o "tablet" no mesmo período (5 milhões), segundo a Sanford C. Bernstein.
No Brasil, ainda não há previsão para a chegada do aparelho, segundo a Apple.


Texto Anterior: Economia global: FMI refaz alerta sobre risco de formação de "bolha" no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.