São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal cresce mais no Brasil que no mundo

Circulação no país aumentou 6,5% em 2006, contra 2,3% no mundo e 4,6% na América do Sul, diz associação mundial

Leitores brasileiros, com 48 minutos diários, só perdem em tempo de leitura de jornais para os belgas, com 54 minutos por dia


DA REDAÇÃO

A circulação de jornais no Brasil cresceu 6,5% no ano passado, superando o avanço mundial, que foi de 2,3%, segundo dados divulgados pela WAN (Associação Mundial de Jornais, na sigla em inglês).
A expansão brasileira é igual à já divulgada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais). A associação brasileira afirmou que 7,230 milhões de exemplares foram vendidos diariamente em média no Brasil no ano passado.
A estimativa revista da WAN para a circulação mundial é maior do que a apresentada no início do mês passado, que apontava expansão de 1,9% na circulação mundial de jornais. Nos últimos cinco anos, calcula a WAN, a circulação global cresceu 9,48%.
Já o faturamento mundial dos jornais com publicidade subiu 3,77% em 2006 na comparação com o ano anterior e 15,77% a partir de 2002.
O estudo também mostra que os brasileiros, ao lado de chineses e finlandeses, são a segunda nacionalidade que passa mais tempo lendo jornal: 48 minutos diariamente. Apenas os belgas, com 54 minutos, despendem mais tempo com a leitura.
No ano passado, a circulação mundial de jornais diários pagos, segundo a pesquisa feita em 232 países e territórios, atingiu a sua maior marca: 515 milhões de cópias. Segundo a WAN, mais de 1,4 bilhão de pessoas lêem um jornal diário.
"Mais uma vez podemos ver que, longe de ser uma indústria em declínio, como os mal informados e míopes continuam a afirmar, os jornais estão vivos e bem", disse Timothy Balding, principal executivo da WAN.
"À medida que a onda digital ganha força, é notável que as publicações impressas continuem a mídia de preferência para a maioria dos leitores que desejam continuar informados", completou.
De acordo com Balding, "a circulação dos jornais nos mercados em desenvolvimento continua a crescer em grande velocidade e, nos mercados maduros, mostra resistência extraordinária".
O número de jornais pagos também bateu recorde. Em 2006, foram 11.207 títulos diariamente, o que representa um crescimento mundial de 3,46% ante 2005. Desde 2002, a expansão foi de 17,67%.
A China é o país em que mais se vendem jornais diariamente: 98,7 milhões de cópias. Mas, em média, os japoneses são os maiores consumidores: 630,9 exemplares vendidos para cada mil adultos.


Texto Anterior: Games: Wii amplia liderança sobre PS3 no Japão
Próximo Texto: Arcelor Mittal adquire ações no Brasil por R$ 10,3 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.