São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-diretora se dizia abandonada pelo governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ex-diretora da Anac Denise Abreu enviou recados ao Palácio do Planalto nos últimos dois meses de que estaria se sentindo abandonada pelo governo em geral e pela secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, em particular.
A amigos Abreu relatou que atuou na Anac em sintonia com os interesses da Casa Civil e que sempre tratou com Erenice dos principais assuntos. Porém, no episódio do caos aéreo, em 2007, ela foi forçada a sair da Anac. No seu ponto de vista, foi usada como bode expiatório.
Abreu está sendo investigada pelo Ministério da Defesa e, segundo o advogado Roberto Teixeira, um dos alvos de seus ataques, sua situação é delicada. Essa "fragilidade jurídica", argumenta ele, explicaria as acusações agora, uma tentativa de politizar seu caso.
Já a avaliação do Palácio do Planalto é que as acusações seriam parte de uma "guerra comercial" das empresas envolvidas na operação e de "ressentimentos e frustrações" da ex-diretora, segundo expressões de auxiliares do presidente Lula.
Ontem, a cúpula do governo se reuniu no Planalto para debater o caso. A conclusão foi que, por ter sido uma operação decidida pela Justiça, dentro do processo de falência da companhia, o governo estava tranqüilo e não teria tido nenhuma participação direta no episódio.
Na reunião, o governo traçou a estratégia de atribuir o caso a "interesses comerciais contrariados" e tentar minimizar a repercussão das acusações.
A cúpula do governo não acredita em envolvimento do ex-ministro José Dirceu, a quem Abreu é ligada, como especularam assessores palacianos e petistas. A própria Dilma Rousseff (Casa Civil), alvo da ex-diretora, não dá crédito a essa tese, mas, no Planalto, assessores de Lula diziam que Abreu não daria uma entrevista naquele tom sem avisar e pedir autorização a Dirceu.
Pessoas próximas a Denise disseram ainda que ela pediu ao PSDB proteção porque estava disposta a revelar para a imprensa o que presenciou como diretora da Anac.


Texto Anterior: Atuação de ex-dirigentes da Anac é investigada pela Defesa
Próximo Texto: VarigLog está em situação irregular, reconhece Anac
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.