UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cliente agora escolhe operadora para celular

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de amanhã, os usuários de celular poderão escolher as operadoras que irão completar suas chamadas de longa distância nacionais e internacionais. Hoje, apenas as operadoras TIM e Oi oferecem essa possibilidade aos seus clientes. Para a Anatel, a mudança pode significar redução de tarifas.
As ligações de longa distância a partir de celulares serão feitas como as dos telefones fixos (veja quadro). A medida vale para os usuários de operadoras que estão no sistema SMP (Serviço Móvel Pessoal). Ficam de fora os clientes da BCP, da Telemig, da Amazônia Celular e da CTBC Celular.
Para evitar transtornos como os que aconteceram em 1999, quando a modificação no sistema de discagem para ligações de longa distância na telefonia fixa provocou a pane que ficou conhecida como o "caladão", haverá um período de transição.
Por isso, até outubro as ligações de longa distância feitas a partir de celular sem escolha de operadora serão completadas. A partir de outubro, se não houver escolha de operadora, a ligação de longa distância será interceptada e o usuário será orientado a escolher uma operadora.
Já para as ligações internacionais feitas de telefone celular não haverá período de transição -a partir de amanhã será obrigatória a escolha de uma operadora para fazer um DDI de celular. Os DDIs feitos a partir de celular são 0,5% do volume de chamadas.
Quando o usuário estiver em roaming -fora da área de concessão de sua operadora- e for ligar, poderá escolher a operadora de longa distância. Mas, quando ele for receber chamada estando em roaming, ela terá sido completada pela operadora escolhida pela empresa de celular local.

SMP
O SMP (Serviço Móvel Pessoal) é o sistema no qual iriam funcionar os novos celulares (bandas C, D e E), que entraram no mercado para concorrer com os celulares que já existiam, das bandas A e B, que funcionavam no sistema SMC (Serviço Móvel Celular).
O leilão da banda C fracassou, mas as empresas que compraram licenças para as bandas D e E (Oi e TIM) já começaram a funcionar dentro do novo sistema e, por isso, seus usuários já podiam fazer ligações de longa distância escolhendo a operadora.
A Anatel passou então a estimular as operadoras das bandas A e B que atuavam pelo sistema SMC a migrarem para o SMP. A principal vantagem para as empresas era a possibilidade de fusão antes do prazo estipulado no leilão -julho deste ano. A maior parte das empresas migrou.
O SMP é um sistema mais vantajoso para o consumidor, de acordo com a Anatel. As vantagens, além da escolha de operadora de longa distância, são: áreas maiores onde as ligações são consideradas locais e, portanto, custam menos; padrões de qualidade na prestação do serviço são mais rígidos, e planos de serviço, mais detalhados para os usuários.


Texto Anterior: Linha cruzada: STJ pode unificar decisões sobre reajuste na telefonia
Próximo Texto: Área de tarifação de celular muda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.