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Programa vai financiar
compra de caminhões
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo federal deve anunciar na próxima semana o programa de renovação da frota de caminhões, o chamado Modercarga, para financiar a compra de novos caminhões a autônomos e pequenos frotistas. Com verba anual
de R$ 2,5 bilhões do FAT (Fundo
do Amparo ao Trabalhador), o financiamento, de até 70% do valor
total do veículo, deve ser feito por
meio do BNDES (Banco Nacional
de Desenvolvimento Econômico
e Social), em prazo de até 60 meses, com juros reduzidos.
O Modercarga faz parte da primeira etapa do plano emergencial
que vem sendo negociado entre
trabalhadores, montadoras, fabricantes de autopeças, concessionários e governo para incentivar o
setor automotivo. A proposta é de
aumentar a venda anual de caminhões em 10 mil unidades. Hoje,
são comercializadas 70 mil/ano.
Para assinar o acordo de renovação da frota de caminhões, o
Sindicato dos Metalúrgicos do
ABC e a CUT querem, além da geração de 120 mil empregos, contrapartidas sociais para os trabalhadores -como redução da jornada semanal para 40 horas nas
fábricas que ainda mantém 44 horas e piso salarial unificado.
"O programa está pronto. Mas
dependemos de contrapartidas
para regular e padronizar melhores condições de trabalho, salário
e jornada, além de 120 mil empregos [vagas geradas na cadeia automotiva em um prazo de dois a
três anos]", afirmou Luiz Marinho, presidente da CUT.
No caso dos salários, por exemplo, o piso pago aos metalúrgicos
das montadoras de São Paulo é de
R$ 1.200, enquanto em outras localidades um trabalhador do
mesmo setor ganha metade desse
valor, informou o sindicato.
Uma reunião ontem na sede do
BNDES em São Paulo, entre o
presidente da Anfavea (reúne as
montadoras), Ricardo Carvalho,
o ministro Luiz Fernando Furlan
(Desenvolvimento, Indústria e
Comércio), representantes da
Volkswagen, Ford, Scania, além
de sindicalistas da CUT e Força
Sindical, estabeleceu as formas de
financiamento do Modercarga.
Novo encontro está previsto para
a próxima terça-feira.
De acordo com José Lopez Feijóo, presidente do sindicato, serão
cobrados juros entre 17,5% a 20%,
dependendo do financiamento
escolhido. "O interessado pode
optar por uma prestação variável
com juro menor ou prestações fixas, com taxa mais alta."
A frota de 1,8 milhão de caminhões que circula no país tem idade média de 18 anos -60% pertencem a autônomos.
O Modercarga é inspirado no
Moderfrota, programa de modernização de tratores agrícolas, administrado pelo BNDES. Desde
que foi criado, em março de 2000,
recebeu do governo R$ 6,37 bilhões. Com esse programa, a produção de máquinas agrícolas subiu de 28 mil para 52 mil unidades
entre 99 e 2002.
(CR)
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