São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Barbosa deve assumir Santander neste mês

Atual presidente do Real já deve, a partir do dia 18, comandar operações no país do grupo espanhol que adquiriu ABN Amro

Diversas áreas dos dois bancos já trabalham em sintonia, e fusão só depende da aprovação da cisão do ABN Amro pelo BC holandês

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O atual presidente do banco Real, Fabio Barbosa, deverá assumir o comando do grupo Santander no Brasil ainda neste mês, possivelmente já no dia 18. A estréia do executivo deve marcar o início oficial da integração dos dois bancos no país.
A expectativa anterior era a de que isso só acontecesse a partir de setembro, mas os estudos preliminares para implementar a fusão das operações seguiram com velocidade e diversas áreas dos bancos já trabalham em sintonia.
A única pendência aguardada é a aprovação da cisão do grupo ABN Amro pelo banco central da Holanda, que deve sair na próxima semana. A aprovação era aguardada nesta semana, quando o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, esteve no Brasil. Botín veio ao país acompanhar a final da Copa Libertadores, patrocinada pelo banco.
Uma das áreas dos dois bancos em que a integração está mais adiantada é a de análise de renda variável. Os analistas do Real já oferecem os seus relatórios para o Santander.
José Berenger, que ocupava a vice-presidência de Tesouraria do Real, já dá expediente no Santander, onde responde pela vice-presidência de Atacado e comanda a linha de frente das operações de mercado brasileiras do grupo espanhol.
Outro profissional que mudou de lado é Alexandre Schwartsman, economista-chefe do Santander e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, que, até abril, ainda estava no Real.
A área vista como a de maior duplicidade de atuação no atacado é a de clientes corporativos, que planeja as operações financeiras para grandes empresas brasileiras. Por outro lado, os executivos da área acreditam que poderão ser mantidos todos os profissionais porque o setor foi um dos mais rentáveis e de maior sucesso em ambas as instituições no ano passado.
Fabio Barbosa já tem até uma sala no prédio do Santander em Santo Amaro (zona sul da cidade de São Paulo), onde costuma aparecer mais de uma vez por semana. No momento, ele ainda atende na sede do Real, na avenida Paulista.
Segundo o banco Real, é de conhecimento público que Fabio Barbosa é o presidente nomeado das operações do grupo Santander no Brasil. "Esse é um fato público e já divulgado. A autorização oficial do banco central da Holanda e do Banco Central do Brasil deverá ocorrer nos próximos dias, e a partir desse fato é que serão definidas as próximas etapas da integração entre Real e Santander no Brasil, prevista para durar até três anos."
Procurado, o Santander preferiu não comentar o assunto.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.