São Paulo, sábado, 05 de agosto de 2006

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Tecnologia muda o mercado de livros

Peter DaSilva/"The New York Times"
Steve Mandel mostra livro que publicou pela Blurb.com


Companhias oferecem, via internet, software de design gratuito e simplificado, além de impressão de cópias personalizadas

Objetivo é atingir desde fotógrafos amadores até empresas que querem imprimir catálogos, além de aspirantes a escritores


PETER WAYNER
DO "NEW YORK TIMES"

Quando Steve Mandel, que trabalha com treinamento de gestão em Santa Cruz, Califórnia, quer mostrar aos amigos por que gosta de ficar até tarde observando o céu em seu telescópio, exibe uma cópia de seu livro, "Light in the Sky" [Luz no céu], repleto de fotos de nebulosas, aglomerados e galáxias que ele mesmo tirou.
"A reação é sempre de espanto e admiração. A impressão das fotos é espetacular, eu realmente não esperava que ficassem assim tão boas", diz. "A qualidade é tão boa quanto a de um livro comprado na livraria."
Mandel, 56, produziu seu livro sozinho, com ajuda do software da Blurb.com. A edição de 119 páginas foi impressa em papel revestido, encadernada com linho em um volume de capa dura e recebeu também uma sobrecapa. Os interessados em comprar o livro podem adquirir uma cópia por US$ 37,95 (preço para os EUA), produzida pela Blurb especialmente para o comprador.
O mercado de livros impressos por encomenda está caminhando para uma posição central no mercado editorial. O que começou como uma forma de reduzir estoques e evitar desperdício de papel por parte das editoras está se tornando uma ferramenta para qualquer pessoa que deseje um documento impresso.
Editoras especializadas em obras de pequena tiragem conseguem produzir livros de maneira econômica mesmo que o número de exemplares seja muito pequeno, até mesmo no caso de cópias individuais, e novos softwares simplificam o processo de design de um livro.
À medida que a tecnologia se simplifica, o mercado se expande para além dos primeiros usuários, os aspirantes a escritores. As empresas que começaram a operar nesse segmento, como AuthorHouse, Xlibris, iUniverse e outras, definiam-se como um novo modelo editorial, cujo objetivo era balançar as poeirentas estruturas do mercado de livros.
Elas estavam determinadas a atrair autores interessados em encontrar alguém que editasse um manuscrito, cuidasse do design gráfico do livro e o levasse ao mercado.
As companhias mais novas nesse ramo também produzem livros de capa dura, mas não oferecem os mesmos serviços detalhados aos escritores, ou os recursos necessários a potencialmente levar um livro à lista de mais vendidos.
O produto da Blurb interessará a pessoas que estejam à procura de uma editora, mas os serviços estão direcionados a quem quer que precise de um livro de aparência profissional, de arquitetos a viajantes que querem imortalizar suas férias.
O software da Blurb.com, que ainda está em fase de teste beta, oferece diversos modelos padronizados para diferentes gêneros de livro, por exemplo culinária, fotos e poesia. Quando o usuário se decide por um deles, o software automaticamente gera um formato de página e permite que o usuário insira texto e fotos.
Se o usuário deseja alterar alguns parâmetros -por exemplo, a posição em que ficam os números ou a cor de fundo da página-, suas mudanças se aplicam a todas as páginas.
O software da Blurb é distribuído gratuitamente, porque a companhia espera que sua receita derive da impressão do livro. Os preços começam em US$ 29,95 nos EUA, para trabalhos de entre 1 e 40 páginas.
A Blurb tem muitos planos de expansão para seu software. Eileen Gittins, presidente-executiva do grupo, diz que a empresa pretende oferecer novas ferramentas para "livrificar" dados, começando com um programa que "suga" os textos de um blog e os insere em modelos de página apropriados.

Livros fotográficos
O potencial de mercado para livros como esses está atraindo diversas empresas iniciantes e companhias estabelecidas, muitas das quais concentradas em produzir álbuns impressos de fotos. Sites de processamento on-line de fotos como o Kodak Gallery, Snapfish e Shutterfly e pacotes de software como o iPhoto, da Apple, permitem que seus clientes encomendem volumes impressos.
Essas empresas oferecem uma ampla variedade de tecidos para encadernação, papéis, modelos de página e imagens de fundo, ainda que os estilos sejam dominados pelo azul e rosa em tom pastel.
A Snapfish oferece "flipbooks" em forma de cadernos de espiral, a partir de US$ 4,99. A Kodak Gallery tem um livro produzido com papel mais pesado e encadernado em linho ou couro, com preço a partir de US$ 69,99. A Apple produz um pequeno livro de capa mole com preço básico de US$ 3,99 para a versão de 20 páginas.
A natureza e o estilo dessas opções vêm mudando à medida que os clientes desenvolvem novas aplicações. "A maioria das pessoas que usam nossos produtos são mães com filhos pequenos", diz Kevin Mc- Curdy, co-fundador da Picaboo.com.
Mas ele disse que existem centenas de aplicações que a empresa jamais havia imaginado: professores que produzem anuários para suas turmas, pessoas que desejam uma lembrança de uma festa ou empresas que procuram um catálogo de alta qualidade.
A Picaboo, como a Blurb, distribui cópias gratuitas de seu software para design de livros, que são instaladas no computador do usuário. McCurdy diz que instalar o software na máquina do usuário economiza tempo e o trabalho envolvido em transferir as fotos para a web. As empresas que oferecem pacotes de design para uso na web, porém, enfatizam que seus sistemas não exigem a instalação de qualquer software e oferecem back-up para as coleções de fotos dos usuários.
À medida que mais empresas chegam ao mercado, a procura por nichos se intensifica. Uma pequena companhia de Duvall, no Estado de Washington, chamada SharedInk.com, enfatiza suas técnicas tradicionais de produção e a qualidade dos produtos. Chris Hickman, o fundador, diz que cada um de seus livros é impresso e encadernado por "dois encadernadores que trabalham com isso há 30 ou 40 anos". O resultado, afirma, é um nível superior de qualidade, que interessa a fotógrafos e outros dispostos a pagar um pouco mais. Os preços começam em US$ 39,95 para livros de 20 páginas.
Os pacotes estão acrescentando recursos que estendem o conceito de livro, em alguns casos solapando a natureza fixa e permanente que sempre foi parte dos atrativos de um livro. O software da Shared- Ink.com, por exemplo, permite que um usuário exclua páginas de uma determinada versão. Se Chris não gosta de Pat, por exemplo, a cópia destinada a ele não terá fotos de Pat.
Já a Blurb está expandindo seu software para permitir que uma comunidade produza um livro coletivamente.
"O mercado de livros está se abrindo completamente", diz Gittins. "Eles estão se tornando veículos, em vez de coisas estáticas."


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