São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeção para taxa de inflação pára de subir

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pela primeira vez em mais de quatro meses, a pesquisa semanal feita pelo Banco Central com bancos e empresas de consultoria aponta um recuo nas projeções para a inflação deste ano. A estimativa média para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 6,58% para 6,54%.
Cerca de 80 analistas do setor privado foram consultados pelo BC na sexta-feira passada. Apesar da mudança, a previsão feita pelo mercado financeiro continua acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%. A pesquisa feita semanalmente pelo BC apontou alta nas projeções do IPCA por 18 semanas seguidas, até a pequena queda na sexta passada.
Para o ano que vem, a estimativa de 5% não foi alterada. Em documento divulgado na semana passada, o Banco Central informou que pretende fazer com que a alta dos preços não ultrapasse 4,5% no ano que vem, valor central da meta estabelecido pelo governo.
De acordo com a pesquisa feita na sexta-feira, o anúncio ainda não surtiu efeito no mercado financeiro.


Texto Anterior: Para Meirelles, alta dos juros não surtiu efeito
Próximo Texto: Produção e vendas na indústria batem recorde no semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.