UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmbio chinês é injusto, diz Bush

DA REDAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ontem em entrevista à rede de televisão americana CNBC que a política monetária da China é injusta e que Washington irá "lidar com isso de maneira apropriada".
Bush afirmou que o secretário norte-americano do Tesouro, que esteve na China nesta semana, usou os encontros em Pequim para "entregar um recado forte da administração [americana]". "Esperamos que nossos parceiros comerciais tratem nosso povo com justiça -nossos produtores, trabalhadores, fazendeiros e operários- e não achamos que estamos sendo tratados com justiça quando uma moeda é controlada pelo governo", disse.
O governo chinês disse a Snow que sua moeda, o yuan, poderia eventualmente ter um sistema de câmbio flutuante, mas resistiu à insistência do governo americano em acelerar o processo.
"Acreditamos que a moeda deva ser controlada pelo mercado e deva refletir os valores de sua respectiva economia", disse Bush. "Estou esperando pela volta de Snow, vou ouvir a resposta deles [da China] e vamos lidar com isso de maneira apropriada."
Bush enfrenta fortes pressões domésticas na medida em que o desemprego cresce. Os EUA dizem que um yuan artificialmente desvalorizado torna os produtos chineses muito baratos, prejudicando a indústria americana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vôo da águia: Reação não eleva emprego nos EUA
Próximo Texto: Panorâmica - Fraudes do capital: Goldman Sachs deve pagar US$ 9,3 milhões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.