São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhador teme cancelamento do benefício

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LAGUNA

Os pescadores profissionais artesanais de Laguna (SC) estão preocupados com a possibilidade de o governo cortar o pagamento do seguro-defeso para coibir as fraudes.
Eles reclamam também das facilidades para se adquirir carteira de pescador, que faz com que tenham que competir com amadores e com esportistas.
"Ficou uma moleza com as novas regras. Qualquer um vai lá e tira uma carteira de pescador profissional. Aí, vem com barcos grandes, nos finais de semana, e leva o ganha-pão da gente", diz Juliano da Silva Pasqualin, 32, pescador há dez anos.
Segundo ele, que recebe seguro-defeso para a anchova durante quatro meses do ano, existe outra preocupação. "É que, por ter gente recebendo, mesmo sem ter direito, o governo pode retirar de todo mundo."
No bairro Farol da Santa Marta, pescadores dizem conhecer quem "recebe mas não deveria e quem não recebe e deveria", como diz Antônio da Silva Barros, 42, há 30 anos pescando no Estado.
Segundo ele, nunca recebeu um seguro-defeso "porque tem a burocracia. Mas tem também aqueles que são analfabetos. E os espertalhões se aproveitam".
Terezinha Bernardo, 61, que ajuda pescadores a tirar peixes da rede em troca de sobras, afirmou que há mais de 20 anos sobrevive dessa forma. "Mas nunca recebi seguro."
"Ontem [quinta-feira] foi bom, consegui nove quilos e ganhei R$ 18, mas na maior parte do tempo não ganho R$ 10. Como nunca soube como pedir o seguro, nunca recebi."

Comissões
No bairro, os pescadores artesanais estão se organizando em comissões e querem ter poder para indicar quem tem direito de receber o seguro-defeso da anchova e do bagre (pago por três meses durante o ano).
"Só dessa maneira a gente vai evitar que os seguro seja pago a quem não precisa", afirma Pedro Rabelo Neto, 34. (JM)

Texto Anterior: Peixe fora d'água: Seguro para pescador vira alvo de fraudes
Próximo Texto: Cadastro ilegal leva até 40% da verba no RN
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.