São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAÇADA SOLIDÁRIA

Tainhas tentam escapar de ataque de botos e acabam nas mãos dos pescadores em SC

Golfinhos se tornam aliados na pescaria

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LAGUNA

No canal da lagoa de Santo Antônio, em Laguna, pescadores contam com aliados para pescar tainhas. São os golfinhos, também chamados de botos, que entram no local para capturar os peixes.
Metódicos, os golfinhos aparecem por volta das 14h e deixam o canal após as 17h. Os pescadores já conhecem os hábitos deles e se aproveitam disso para pescar as tainhas, que tentam escapar do ataque dos mamíferos.
Para usufruir da pesca com o golfinho, os pescadores criaram regras próprias. Ninguém pode ficar em um ponto (pedra próxima à água) após pescar duas tainhas. Cede a vez a outro colega.
Após uma hora "ajudando" os pescadores, três golfinhos decidiram mudar de local. Levaram meia hora para voltar à margem da lagoa. "É preciso paciência e ter um contrato com o boto: "A gente não te machuca, e você pesca para a gente'", brinca Gancho, um aposentado que diz ter esquecido do nome por só ser chamado pelo apelido.
Ano passado, Gancho lançou a rede em um golfinho. Foi arrastado até o meio da lagoa e precisou do socorro de barqueiros. "Foi surfe a golfinho. Nosso seguro-defeso é o golfinho, que nunca falha." (JOSÉ MASCHIO)


Texto Anterior: Outro lado: Governo admite irregularidades, mas apóia a lei
Próximo Texto: Tributos: Débito do Simples será parcelado até dia 30
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.