São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil faz acordo para exportar mais veículos à África do Sul

CLÁUDIA DIANNI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil fará um acordo adicional com a África do Sul para aumentar as exportações de automóveis para aquele país. O acordo será feito no âmbito das negociações entre o Mercosul e a SACU (União Aduaneira da África Austral). A medida é parte dos esforços do governo de reforçar a diplomacia Sul-Sul nas áreas econômica e política.
O Mercosul também assinará acordos adicionais com a Índia. Os novos entendimentos serão acertados em Brasília no dia 13 de setembro, no primeiro encontro de cúpula do IBAS (Índia-Brasil-África do Sul).
Esse grupo foi criado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo inicial do governo era reunir os cinco países emergentes mais importantes para coordenar posições em fóruns econômicos e políticos. China e Rússia, porém, não se interessaram.
De lá para cá, o Mercosul assinou um acordo de preferências comerciais com a Índia e com a SACU. Além da África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Suazilândia integram a SACU. No caso da Índia, o acordo inclui 900 produtos, e no caso da SACU, 2.000 produtos. Em 2005, o Brasil exportou US$ 1,1 bilhão para a Índia e US$ 1,2 bilhão para a África do Sul. As vendas para os dois mercados dobraram desde 2003.
"Esperamos dar uma demonstração clara para o resto do mundo de que os três grandes países do Sul podem cooperar e se entender e que a comunidade internacional possa ver que os países do Sul podem participar da composição e da definição da agenda internacional", disse o subsecretário-geral Político do Itamaraty, embaixador Pedro Motta Pinto Coelho.
A Índia aceitou aumentar a lista de produtos do acordo, mas os detalhes serão discutidos pelos negociadores em Brasília. O país vai oferecer uma tarifa especial para que Uruguai e Paraguai, os sócios menores do Mercosul, exportem soja.


Texto Anterior: Para Marinho, agora é a hora em que negociação vai começar
Próximo Texto: Ford reduz jornada de trabalho em unidade da empresa na BA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.