São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GIGANTE NO AR

Airbus realiza primeiro vôo de teste do A380 com passageiros

Maior avião do mundo levou 474 funcionários da empresa em vôo de sete horas

DA FOLHA ONLINE
DA REDAÇÃO

A fabricante européia de aviões Airbus realizou ontem o primeiro vôo-teste do A380, o maior avião do mundo, com passageiros -com 474 empregados da empresa.
O vôo do A380 partiu de Toulouse (sul da França) e voltou à cidade e durou sete horas. Foi o primeiro de quatro que devem ser feitos nesta semana para testar o ambiente na cabine e os sistemas do avião.
A Airbus disse que está em dia com a construção do primeiro A380, a ser entregue à Singapore Airlines, no fim deste ano. As próximas entregas, no entanto, devem sofrer um atraso de cerca de seis meses.
Os atrasos na construção das próximas unidades levaram a Airbus a nomear ontem um novo chefe para o programa A380, Mario Heinen -que substituirá Charles Champion.
Outras mudanças já haviam ocorrido devido aos atrasos no programa, inclusive no cargo de executivo-chefe da empresa: Gustav Humbert foi substituído por Christian Streiff.
O novo executivo-chefe da Airbus suspendeu contratações na Airbus e deve preparar um relatório aos acionistas da empresa até o fim deste mês sobre os atrasos, bem como sobre os resultados de uma auditoria.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 280 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o A380 foi projetado para transportar 555 passageiros -mas, dependendo do interior utilizado, pode receber mais de 800 pessoas.

O A380 é uma aposta da Airbus na necessidade de transportar mais passageiros entre os maiores aeroportos do mundo. A Airbus tem 159 encomendas para o A380, ao preço de tabela de US$ 316 milhões.

Já a aposta da Boeing é o jato médio 787 Dreamliner, com autonomia maior. A idéia é que esses aviões façam vôos mais freqüentes e sem escalas entre cidades distantes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: China pode ter "pouso forçado", diz Bernanke
Próximo Texto: Cafeteria: Starbucks terá loja no Brasil em novembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.