São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Holding americana SkyWest se torna acionista da Trip

DA SUCURSAL DO RIO

A Trip anunciou a conclusão de um acordo para vender parte de seu capital para a SkyWest Inc, a holding que controla as companhias SkyWest Airlines e Atlantic Southeast Airlines. Segundo José Mário Capriolli, presidente da Trip, a operação marca a entrada pela primeira vez de uma companhia aérea estrangeira no capital de uma nacional.
A compra de participação será realizada em etapas. Até 2010, a participação total da SkyWest chegará a 20% do capital, com aporte de US$ 30 milhões. A SkyWest é dona da quarta maior frota de aviões comerciais do mundo, com 442 unidades. É a principal operadora de vôos regionais para empresas como Delta e United Airlines.
As conversas com a Sky West Inc. começaram há 16 meses em um encontro informal no Canadá com um dos dirigentes da empresa, mas as negociações se intensificaram a partir deste ano. O forte crescimento da demanda no transporte aéreo brasileiro tem atraído a atenção de empresas estrangeiras e de empresários do setor. Normalmente, os interessados esbarram no limite de 20% de participação previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica. Há projetos em tramitação que prevêem o aumento deste percentual. A Trip trabalha com uma projeção de crescimento de 70% ao ano. A frota atual é composta por 19 aviões. A partir de fevereiro começa a receber os primeiros jatos dos cinco encomendados à Embraer. A empresa tem também mais 10 opções de compra e mais 15 direitos de compra, segundo Capriolli.
Para Capriolli, a entrada do novo sócio não muda a estratégia da empresa, que no ano passado adquiriu a Total. Ao contrário das empresas regionais tradicionais, a Trip não atua com foco em uma única região do país. Sua estratégia é atuar como alimentadora das rotas principais. (JANAINA LAGE)


Texto Anterior: Gol demite 130 mecânicos com nova malha
Próximo Texto: Inflação reduz ganhos de trabalhadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.