São Paulo, sábado, 05 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras admite emissão de ações em etapas

DA SUCURSAL DO RIO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A capitalização da Petrobras poderá ser feita em mais de uma etapa, afirmou o diretor financeiro da empresa, Almir Barbassa.
"A lei proposta diz que a operação deve ser feita em 12 meses a partir da aprovação. Pode ser feita em uma vez, em duas vezes, com valores menores do que o total", disse, após palestra no Ibef (Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças), no Rio de Janeiro.
Na capitalização, a Petrobras emitirá ações para obter recursos que serão usados na compra de até 5 bilhões de barris em reservas que serão cedidas pela União à empresa. A data da capitalização só será conhecida depois de o projeto ser aprovado no Congresso, onde tramita junto com o novo marco regulatório do petróleo.
Barbassa disse que a Petrobras pediu a unitização de um reservatório adjacente à área de Iara, no pré-sal, à ANP (Agência Nacional do Petróleo). Trata-se da integração de um reservatório da União a outra área já concedida a empresas. O pedido ocorre quando há vazamento de óleo entre uma área e outra.
Em Iara, a Petrobras é sócia da BP e da Petrogal. "Estamos conversando com eles. Não vai ser muito rápido porque o reservatório ainda está sendo testado", disse Barbassa.
Sobre a intenção do governo de ter maioria no capital da Petrobras, revelada à Folha pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Barbassa disse que "todo controlador tem direito de comprar ou vender ações da controlada", mas negou conhecer o assunto.

Outras empresas
Pela manhã, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, recebeu representantes do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás) na sede da empresa. A entidade reúne as petroleiras privadas, além da própria Petrobras
No encontro, as empresas indicaram interesse em ser parceiras da Petrobras no pré-sal, segundo Barbassa. A Petrobras também indicou que, apesar da exclusividade na operação dos blocos do pré-sal, haverá espaço para outras empresas.


Texto Anterior: Planalto prepara incentivos fiscais para atrair estrangeiras
Próximo Texto: Indústria: Fornecedores debatem com a Petrobras as demandas do pré-sal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.