São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários da construção pedem verbas a Mantega

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Enquanto o governo quer garantir empregos em 2009, o setor da construção civil está preocupado em assegurar a demanda por imóveis. Contrários à proposta das centrais sindicais de vincular a concessão de empréstimos dos bancos públicos à manutenção de empregos, representantes do setor estiveram ontem com o ministro Guido Mantega (Fazenda) em busca de recursos para garantir investimentos em 2009.
"O setor está disposto a produzir na medida em que tiver recursos, e mantemos emprego na medida em que produzimos. Isso é uma conseqüência natural", disse Paulo Safady Simão, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). A preocupação maior do governo é sinalizar para o setor que haverá dinheiro para capital de giro e, principalmente, demanda para projetos programados.
Segundo Simão, a CBIC está propondo um pacto aos bancos para estimular o oferta de financiamentos, o que inclui uma espécie de carência de pagamento -um período em que o mutuário poderia deixar de pagar as prestações acertadas.
Outra reivindicação foi garantir que o banco de investimento da Caixa Econômica, criado na MP 443, ainda em tramitação, não comprará participações acionária em empresas do setor. (SHEILA D"AMORIM)


Texto Anterior: Bancos: Itaú ganha acesso a mercado escandinavo
Próximo Texto: Faturamento da indústria recua, diz a CNI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.