São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

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Consumidor está mais cauteloso para gastar no Natal, diz pesquisa

DA SUCURSAL DO RIO

Sondagem realizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em novembro mostrou que o consumidor brasileiro está mais cauteloso neste final de ano. Depois de registrar 89,2 pontos em 2007, o indicador que mede a disposição para compras ficou em 64,5 em 2008. O resultado é o menor desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2006.
Dos cerca de 2.000 entrevistados de sete capitais, 44,8% disseram que pretendem gastar menos com os presentes de Natal neste ano, contra 9,3% que planejam gastar mais e 45,9% que vão gastar o mesmo valor. Em 2007, 59,2% disseram que pretendiam gastar mais.
O menor ímpeto para as compras é reforçado pela queda do preço médio projetado pelos consumidores para os presentes. Em valores reais, deflacionados pelo IPC-BR (índice de inflação medido pela FGV), a queda foi de 8,6%. No ano passado, a sondagem havia registrado um aumento de 7,2%. Apesar de ter ocorrido em todas as faixas de renda, o recuo do preço médio do presente foi maior entre os consumidores que ganham até R$ 2.100, chegando a -16,3%.
Para o economista Aloisio Campelo, da FGV, os dados confirmam que a confiança do brasileiro já foi abalada pela crise econômica mundial. "O consumidor está mais cauteloso, talvez pela percepção de que o mercado de trabalho poderá sofrer os efeitos da crise."
Campelo destaca, porém, que o indicador de confiança não significa um desempenho pior do comércio neste ano. Segundo ele, é plausível esperar estabilidade das vendas.


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