São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

VIZINHO EM CRISE

Missão do FMI vai à Argentina analisar proposta para um acordo de transição
O FMI (Fundo Monetário Internacional) deve enviar uma missão à Argentina na próxima quarta-feira. Os técnicos enviados pelo Fundo analisarão a proposta, feita pelo governo argentino, de um acordo de transição, válido até agosto, que permitiria ao país regularizar sua situação com os organismos multilaterais de crédito.
A Argentina suspendeu o pagamento de empréstimos de instituições como o FMI, o Banco Mundial e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Em novembro, o país entrou em "default" com o Banco Mundial, ou seja, estava oficialmente "em calote".
O governo argentino, que já havia suspendido o pagamento de dívidas com os credores privados em janeiro de 2002, argumentava que não poderia continuar pagando as dívidas com suas reservas. O próprio FMI fixa, quando fecha um acordo com um país, um nível mínimo de reservas. (DE BUENOS AIRES)


Texto Anterior: Custo de vida: Inflação no México em 2002 supera expectativa do governo e atinge 5,7%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.