São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2007

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Foco

Em dia de liquidação, grandes redes de varejo registram filas e tumultos

Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Clientes carregam produtos em liquidação promovida pelo Magazine Luiza, em Campinas


DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE
DO "AGORA"

A Polícia Militar controlou ontem alguns tumultos envolvendo consumidores em lojas da rede de eletroeletrônicos Ponto Frio, a segunda maior do setor. A exemplo do Magazine Luiza, que promove liquidação tradicional de um dia no início do ano, a empresa anunciou promoções.
Houve início de confusão na unidade da rede na Praça da Árvore, zona sul de São Paulo, e em Guarulhos, na região metropolitana.
A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento nessas lojas. Segundo a PM, um grupo de consumidores passou dois dias em uma fila na porta da loja da rede localizada na rua D. Pedro 1º, no centro de Guarulhos, na expectativa de conseguir boas oportunidades na liquidação de Natal. Ao entrarem na loja, entretanto, alguns consumidores ficaram insatisfeitos por não encontrar certos itens em promoção.
Segundo o Ponto Frio, a liquidação incluía descontos de "até" 70% "em milhares de itens", informa em comunicado oficial. Procurada, a rede informou, por meio de sua assessoria, que houve um mal-entendido. Alguns consumidores entenderam que todos os itens teriam essa redução.

Cinco minutos
Na megaliquidação do Magazine Luiza, os consumidores também ficaram horas na fila. Às 5h de ontem, antes da abertura de uma unidade em Campinas (a 95 km de São Paulo), consumidores, sob chuva, faziam fila que tomava três quarteirões.
A multidão aguardava o início da 14ª liquidação de começo de ano da rede de eletrodomésticos, que também dá descontos de até 70% em todas as suas 352 lojas.
Na loja de Campinas, os primeiros da fila eram Benedito da Silva, 38, preparador de máquina, e Eliana da Silva, 37, dona-de-casa. O casal se revezou na porta da loja por três dias. Às 5h55, no entanto, foram recompensados. Como vantagem, os cinco primeiros da fila puderam entrar cinco minutos antes da abertura oficial. "Viemos mobiliar a casa", disse Eliana.
Em 13 minutos, o casal havia comprado microondas, jogo de panelas, aspirador de pó, máquina de lavar roupas, fogão, geladeira, sanduicheira, exaustor e panela de pressão. Terminada a parte dos eletrodomésticos, fizeram as compras dos móveis. Em 20 minutos, escolheram guarda-roupas, três colchões e uma cama de casal. Toda a compra ficou em R$ 6.200. "Só na geladeira economizamos mais de R$ 1.000", disse ela.
A rede faturou ontem cerca de R$ 50 milhões. O resultado foi o mesmo do ano passado, mas o público cresceu de 2,5 milhões para 3 milhões em um único dia, diz a rede.


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