São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

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MERCADO ABERTO

Empresário mantém apoio a Lula

Apesar de todos os problemas enfrentados no setor em que atua e das constantes críticas à política econômica, o empresário Ivo Rosset, presidente da Valisère, manterá seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições. "Meu voto será do Lula, apesar de o governo não ter sido bom para o meu setor", diz.
Rosset, porém, mantém o descontentamento com a política econômica. As principais críticas são ao câmbio e ao fato de o governo não ter centrado seu foco no desenvolvimento econômico. "O país está travado, tanto que o resultado do PIB foi medíocre."
O empresário espera que, em um eventual segundo mandato, Lula dê ênfase ao desenvolvimento. Para isso, o governo deve dar prioridade, a seu ver, à redução da carga tributária e à queda dos juros. "O país vai pagar muito caro se isso não acontecer."
Sobre o câmbio, Rosset diz que o governo se equivoca ao usar o argumento de que as exportações continuam altas, apesar da apreciação do real. Em primeiro lugar, a seu ver, as vendas não irão permanecer altas por muito tempo. Além disso, ele diz que as exportações estão muito concentradas em minério de ferro e soja, produtos sem valor agregado.
Outro equívoco do governo, para ele, é o de dizer que as empresas que têm deixado de exportar entram e saem do mercado toda hora. Segundo ele, essas empresas estão abrindo mão de um mercado que levaram de 10 a 20 anos para conquistar. Ele cita o exemplo da própria Valisère. No ano passado, ela exportou US$ 75 milhões, e, para este ano, a expectativa é atingir US$ 20 milhões em vendas externas.
O empresário diz que o governo tem de criar incentivos para que outros países aumentem as compras de produtos brasileiros. Ele sugere uma negociação bilateral com os EUA para derrubar impostos nas importações do Brasil, a exemplo do que outros países fizeram. "O Brasil desperdiça muitas oportunidades."

AVANÇO TAIWANÊS
A BenQ Mobile, que adquiriu no ano passado a divisão de celulares da Siemens, anuncia amanhã, na Telexpo, em São Paulo, os primeiros investimentos na fábrica de Manaus. Serão R$ 2,7 milhões destinados à adaptação da sua linha de produção para inserir a fabricação de dois novos celulares com tecnologia da empresa de Taiwan. Os modelos serão os primeiros com a marca BenQ-Siemens a serem comercializados no Brasil e têm previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2006.

ALTA DO SAPATEIRO
Aos 26 anos, a marca de calçados Jorge Alex comemora 80 pontos-de-vendas espalhados pelo Brasil e a expansão da área de atendimento ao público na matriz de 1.000 m2 para 1.300 m2 -ao todo, são cerca de 5.000 m2. O motivo da reforma é o sucesso da loja, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. "Em dias especiais, não conseguimos atender a todos os clientes", diz Miguel Jorge Zeitunian, sócio da marca. Por mês, a Jorge Alex vende entre 40 mil e 50 mil itens -sapatos, bolsas e cintos- no varejo. "A marca é forte e se consolidou ao longo dos anos. O produto tem qualidade e variação de preço", afirma. Na loja de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar sandálias de R$ 10 e de R$ 300.

NEGÓCIOS EM ALTO-MAR
O crescimento da Petrobras tem impulsionado os negócios de empresas que prestam serviços a ela. É o caso da Rentank, especializada na fabricação e no aluguel de tanques portáteis "offshore", para o transporte de substâncias perigosas em alto-mar até as plataformas de petróleo. Após crescer 30% em 2005, ela espera repetir o percentual neste ano, respaldada por uma linha de tanques que acaba de receber aprovação da Marinha por atender a normas de segurança marítima e ambiental. A empresa, cuja fábrica fica em Porto Alegre, tem cerca de 70% de seu faturamento advindo de serviços, geralmente a locação de tanques. Seus principais clientes são empresas que fornecem à Petrobras, por exemplo, substâncias químicas, diz Kleber Ludovico, executivo da área comercial. Segundo ele, os tanques são testados e produzidos para que possam suportar impactos e pressões sem apresentar deformações ou vazamentos.

CRESCIMENTO
A Drogasil encerrou 2005 com o melhor balanço em dez anos. Houve um crescimento de 26% ante 2004, com um faturamento de R$ 658,5 milhões. Já o resultado operacional melhorou 47%.

MUDANÇA
A Neogama BBH conquistou a conta dos canais ESPN, antes com a Duda Propaganda. A agência de Duda Mendonça seguirá com os projetos em andamento, mas as ações da Copa do Mundo já terão nova direção.

DESEMBARQUE
Presente em mais de cem países, a empresa americana de recrutamento Profiles chega ao mercado nacional. Uma de suas apostas é um sistema de recrutamento, avaliação e desenvolvimento de funcionários on-line.

ESTRATÉGIA
Há menos de um ano no Brasil, a Zultys, fabricante americana de equipamentos VoIP, decidiu consolidar sua posição no país por meio de novos parceiros -revendas e distribuidoras de produtos de telefonia.


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