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MERCADO ABERTO
Empresário mantém apoio a Lula
Apesar de todos os problemas
enfrentados no setor em que
atua e das constantes críticas
à política econômica, o empresário Ivo Rosset, presidente
da Valisère, manterá seu apoio a
Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições. "Meu voto será do Lula,
apesar de o governo não ter sido
bom para o meu setor", diz.
Rosset, porém, mantém o descontentamento com a política
econômica. As principais críticas
são ao câmbio e ao fato de o governo não ter centrado seu foco
no desenvolvimento econômico.
"O país está travado, tanto que o
resultado do PIB foi medíocre."
O empresário espera que, em
um eventual segundo mandato,
Lula dê ênfase ao desenvolvimento. Para isso, o governo deve
dar prioridade, a seu ver, à redução da carga tributária e à queda
dos juros. "O país vai pagar muito caro se isso não acontecer."
Sobre o câmbio, Rosset diz que
o governo se equivoca ao usar o
argumento de que as exportações continuam altas, apesar da
apreciação do real. Em primeiro
lugar, a seu ver, as vendas não
irão permanecer altas por muito
tempo. Além disso, ele diz que as
exportações estão muito concentradas em minério de ferro e soja,
produtos sem valor agregado.
Outro equívoco do governo,
para ele, é o de dizer que as empresas que têm deixado de exportar entram e saem do mercado toda hora. Segundo ele, essas
empresas estão abrindo mão de
um mercado que levaram de 10 a
20 anos para conquistar. Ele cita
o exemplo da própria Valisère.
No ano passado, ela exportou
US$ 75 milhões, e, para este ano,
a expectativa é atingir US$ 20 milhões em vendas externas.
O empresário diz que o governo tem de criar incentivos para
que outros países aumentem as
compras de produtos brasileiros.
Ele sugere uma negociação bilateral com os EUA para derrubar
impostos nas importações do
Brasil, a exemplo do que outros
países fizeram. "O Brasil desperdiça muitas oportunidades."
AVANÇO TAIWANÊS
A BenQ Mobile, que adquiriu
no ano passado a divisão de celulares da Siemens, anuncia amanhã, na Telexpo, em São Paulo,
os primeiros investimentos na
fábrica de Manaus. Serão R$ 2,7
milhões destinados à adaptação
da sua linha de produção para
inserir a fabricação de dois novos celulares com tecnologia da
empresa de Taiwan. Os modelos
serão os primeiros com a marca
BenQ-Siemens a serem comercializados no Brasil e têm previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2006.
ALTA DO SAPATEIRO
Aos 26 anos, a marca de calçados Jorge Alex comemora
80 pontos-de-vendas espalhados pelo Brasil e a expansão da área de atendimento
ao público na matriz de 1.000
m2 para 1.300 m2 -ao todo,
são cerca de 5.000 m2. O motivo da reforma é o sucesso da
loja, localizada em Santana,
na zona norte de São Paulo.
"Em dias especiais, não conseguimos atender a todos os
clientes", diz Miguel Jorge
Zeitunian, sócio da marca.
Por mês, a Jorge Alex vende
entre 40 mil e 50 mil itens
-sapatos, bolsas e cintos-
no varejo. "A marca é forte e
se consolidou ao longo dos
anos. O produto tem qualidade e variação de preço", afirma. Na loja de São Paulo, por
exemplo, é possível encontrar
sandálias de R$ 10 e de R$ 300.
NEGÓCIOS EM ALTO-MAR
O crescimento da Petrobras tem impulsionado os negócios de
empresas que prestam serviços a ela. É o caso da Rentank, especializada na fabricação e no aluguel de tanques portáteis "offshore", para o transporte de substâncias perigosas em alto-mar
até as plataformas de petróleo. Após crescer 30% em 2005, ela
espera repetir o percentual neste ano, respaldada por uma linha
de tanques que acaba de receber aprovação da Marinha por
atender a normas de segurança marítima e ambiental. A empresa, cuja fábrica fica em Porto Alegre, tem cerca de 70% de seu faturamento advindo de serviços, geralmente a locação de tanques. Seus principais clientes são empresas que fornecem à Petrobras, por exemplo, substâncias químicas, diz Kleber Ludovico, executivo da área comercial. Segundo ele, os tanques são testados e produzidos para que possam suportar impactos e pressões sem apresentar deformações ou vazamentos.
CRESCIMENTO
A Drogasil encerrou 2005 com
o melhor balanço em dez anos.
Houve um crescimento de 26%
ante 2004, com um faturamento
de R$ 658,5 milhões. Já o resultado operacional melhorou 47%.
MUDANÇA
A Neogama BBH conquistou a
conta dos canais ESPN, antes
com a Duda Propaganda. A
agência de Duda Mendonça seguirá com os projetos em andamento, mas as ações da Copa do Mundo já terão nova direção.
DESEMBARQUE
Presente em mais de cem países, a empresa americana de recrutamento Profiles chega ao
mercado nacional. Uma de suas
apostas é um sistema de recrutamento, avaliação e desenvolvimento de funcionários on-line.
ESTRATÉGIA
Há menos de um ano no Brasil, a Zultys, fabricante americana de equipamentos VoIP, decidiu consolidar sua posição no
país por meio de novos parceiros -revendas e distribuidoras
de produtos de telefonia.
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