São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentos reduzem inflação em SP

CRISTIANE MARSOLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE

Os preços ao consumidor paulistano se desaceleraram em fevereiro. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) fechou o mês com inflação de 0,19%, ante alta de 0,52% em janeiro. Para março, a previsão é que o índice seja ainda menor: 0,13%. "A tendência é que o IPC continue se desacelerando neste mês", diz o coordenador da pesquisa, Márcio Nakane.
A taxa de fevereiro é a menor desde outubro do ano passado, quando o IPC subiu 0,08%. Em 12 meses, o IPC está em 4,08% -o acumulado não era tão baixo desde maio de 2007.
O grupo Alimentação, vilão nos últimos meses, teve deflação de 0,15% em fevereiro -primeira taxa negativa desde abril de 2007, quando os preços caíram 0,13%. Os itens que mais contribuíram foram frango (-5,55%), tomate (-17,86%) e carne bovina (-1,61%).
Habitação foi o grupo com maior contribuição no aumento do índice de fevereiro. O item teve inflação de 0,35% -o que correspondeu a 60,24% do índice-, ante deflação de 0,01 do mês anterior. O aumento de 6,66% no IPTU foi o principal vilão.


Texto Anterior: Repercussão: Indústria e centrais criticam decisão do Copom
Próximo Texto: Aposentados terão juro menor em empréstimos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.