São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Celulares impulsionam o acesso à banda larga no país

JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

O uso de celulares para a conexão à internet de alta velocidade está ajudando o Brasil a avançar entre os campeões em acessos via banda larga.
Segundo um levantamento da Cisco e do IDC (International Data Corporation), em dezembro de 2007, 4% dos brasileiros navegaram pela internet rápida, contra 3,4%, em junho do mesmo ano. Com essa marca, o Brasil se aproxima de países como Argentina e Chile, com taxas maiores que 5%.
Ao todo, foram 8,095 milhões de conexões, considerando os 602 mil assinantes de celulares que usaram a internet móvel. Segundo a Cisco, a banda larga móvel cresceu 124% entre o primeiro e o segundo semestre do ano passado. Trata-se da primeira vez em que os dados foram incluídos no levantamento.
Segundo o estudo, até 2010, 15 milhões de conexões serão feitas via banda larga, sendo 3 milhões por meio de celular. "O leilão da telefonia de terceira geração trará investimentos em infra-estrutura, e isso terá um forte impacto nas conexões", diz Roberto Gutierrez, diretor de pesquisa do IDC.
O crescimento da banda larga superou 30% em 2007, mas ficou abaixo dos 40% registrados em 2006.


Texto Anterior: Governo promete menos tributos sobre crédito
Próximo Texto: Telefonia: TIM reverte prejuízo e lucra R$ 76 milhões em 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.