São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

FUNDAMENTOS FRACOS
O açúcar já acumula alta de 40% no ano, embora os chamados "fundamentos de mercado" estejam fracos. A recuperação marcante e inesperada passa pela presença dos fundos. Para reequilibrar as carteiras, os fundos teriam comprado 50 mil lotes de futuro de açúcar mascavo -US$ 600 milhões.

RELATÓRIO
A avaliação é do Rabobank, que sugere preços médios de 10,3 centavos de dólar por libra-peso neste ano e de 12,9 centavos em 2009. No Brasil, pode haver alta modesta na disponibilidade de açúcar para exportação, além de crescimento do mercado de álcool. Já na Índia, a produção recua de 27 milhões de toneladas para 21 milhões na próxima safra.

MAIS TESTE
Segundo o Rabobank, algumas questões vão ficar pendentes neste ano. Os preços altos do açúcar podem provocar a transferência de produção do álcool para o açúcar na safra brasileira. Do lado externo, as turbulências nos mercados globais podem provocar a retirada de recursos das commodities.

VIDA DIFÍCIL 1
Se no Brasil, um dos líderes mundiais de produção de commodities, o custo de alimentação dos animais já está difícil, devido à alta das matérias-primas, imagine como fica a situação em países dependentes de importações de insumos. A Inglaterra, por exemplo.

VIDA DIFÍCIL 2
Os suinocultores ingleses reclamam dos custos, dos supermercados -que ficam com o lucro- e da baixa rentabilidade. Em um vídeo divertido e ao som de "Stand by Your Man", dos anos 60, pedem aos ingleses que "Stand by Your Ham" -ou seja, que não deixem de comprar presunto, bacon e produtos de origem suína, desde que, é claro, sejam de origem inglesa, embora mais caros do que os de outros países.

MERCADO A TERMO
As oscilações de preços do arroz poderiam baixar se as negociações no Sul fossem via contratos. Atualmente, a oferta depende da necessidade de caixa do produtor, que mantém o arroz armazenado nas indústrias.

OSCILAÇÕES MENORES
Para diminuir as oscilações de preço do produto, pesquisadores do Cepea sugerem o desenvolvimento de um "mercado a termo", quando produtor e comprador definiriam um preço para entrega futura. Além disso, o Cepea estuda a viabilidade de um contrato futuro de arroz no Mercosul.

SAFRA RECORDE
O sexto levantamento de safra da Agência Rural, de Curitiba, indica que a produção de soja deve atingir 63 milhões de toneladas em 2007/8. Se confirmado, o volume mostra evolução de 8% em relação ao apurado pela Conab em 2007.


Texto Anterior: Crime financeiro: País atrai lavagem de dinheiro, afirma-ex-preso
Próximo Texto: JBS-Friboi agora lidera comércio global de carne
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.