São Paulo, sexta-feira, 06 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mutuário deve ter prestações "simbólicas"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No pacote habitacional que está sendo elaborado pelo governo, todos os mutuários terão que desembolsar uma quantia mensalmente para adquirir os imóveis. Isso inclui até mesmo as famílias de baixíssima renda que hoje são atendidas em programas com dinheiro do Orçamento da União a fundo perdido, como o FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).
Segundo a Folha apurou, a decisão é ampliar uma determinação que já estava prevista para ser implementada neste ano na parcela do FNHIS direcionada a cooperativas e movimentos sociais. O valor mensal só será desembolsado quando o trabalhador ocupar o imóvel, e o pagamento, nos casos das famílias mais carentes, será "irrisório".
A demanda partiu dos próprios movimentos sociais, que afirmam que, ao pagarem uma quantia, mesmo que pequena, as famílias sentem o prazer de ter conquistado um bem com o seu trabalho.
A ideia do governo é que esses recursos que serão desembolsados recomponham, ao menos em parte, os fundos criados pelos Estados e pelos municípios para poderem se habilitar e ter acesso aos recursos do FNHIS a partir deste ano.
O valor de cada parcela a ser desembolsada irá variar não apenas de acordo com a renda das pessoas mas também com as condições de lançamento dos projetos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Bancos vão ao STF contra perdas de planos econômicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.