São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETRAÇÃO

IBGE deve apontar recuo de 4% na construção civil, diz entidade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar dos programas do governo federal -PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Minha Casa, Minha Vida-, os dados do IBGE devem apontar que a construção civil encolheu cerca de 4% em 2009, segundo projeção da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que discorda da metodologia usada pelo instituto de pesquisa.
Para a CBIC, o setor apresentou expansão de 2% a 3% em 2009.
O presidente da entidade, Paulo Safady, disse que a queda deverá ser apresentada nos próximos dias, quando o IBGE divulgar os dados do PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado. O setor não concorda com a metodologia usada pelo instituto para auferir o desempenho da construção civil e pediu mudanças ao governo.
"Estivemos reunidos com o ministro Guido Mantega [Fazenda] e conversamos sobre os números do IBGE, que devem vir muito ruins. Não podemos ver motivo para isso. O modelo do IBGE não é bom. Não considera o valor agregado pelas empresas de construção", disse Safady.
As perspectivas da entidade para 2010 é de crescimento de 9% para o setor e de 6% para a economia.


Texto Anterior: Burocracia: BC diz estudar medidas para expandir mercado de câmbio
Próximo Texto: Imposto de renda: Receita libera consulta a novo lote na segunda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.