São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autossuficiência em diesel vai atrasar

Petrobras diz agora que essa meta, antes prevista para o final de 2012, só será atingida em setembro de 2013

DA SUCURSAL DO RIO

A autossuficiência em diesel, prevista pela Petrobras para o fim de 2012, será atrasada em pelo menos nove meses. O início das operações do Comperj (refinaria e unidade petroquímica, na região metropolitana do Rio) foi adiado para setembro de 2013, disse ontem o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Em 2008, Costa havia afirmado que a entrada em operação do Comperj em conjunto com a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco -prevista para 2011-, traria autossuficiência em diesel ao país -ou seja, produziríamos todo o diesel consumido internamente.
À Folha Costa reconheceu que a autossuficiência ficará para depois. "Fica adiada em troca de redução de custos."
Segundo o executivo, o atraso decorreu de renegociações de contratos com empreiteiras e fornecedores de equipamentos e projetos.
"Não temos pressa. Tivemos que fazer e refazer propostas e não vamos fazer o projeto a qualquer preço. Ou as empresas apresentam preço compatível com o mercado internacional ou o prazo vai escorregar."
Em 2008, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o país importou cerca de 100 mil barris por dia. Em 2007, foram 86 mil. Em 2009, a importação foi de apenas 60 mil por dia, já que a crise e a menor necessidade de ligar usinas termelétricas derrubaram o consumo. Mas, com a retomada do crescimento da economia, a tendência é de aumento no consumo.

Sócio problema
Quatro meses depois da conclusão das negociações para constituição da empresa que vai construir e operar a refinaria Abreu e Lima, a venezuelana PDVSA ainda não aportou dinheiro no projeto, diz Costa.
Pelo contrato, a Petrobras terá 60% no projeto, e a PDVSA, 40%. O custo previsto é de R$ 23 bilhões.
"Os contratos estão rubricados, ou seja, eles estão de acordo. Só vai ser assinado quando eles entrarem com os recursos financeiros." O executivo diz não ter previsão de quando isso acontecerá. "Estou esperando."
(SAMANTHA LIMA)

Colaborou SERGIO TORRES , da Sucursal do Rio


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.