São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA
Inglesa "The Banker" analisa o Brasil
Revista vê chances de crise ser vencida

ISABEL CLEMENTE
de Londres

Depois de uma entressafra de notícias sobre a crise brasileira na imprensa britânica, o país voltou a ser capa de uma publicação econômica especializada, desta vez com enfoque positivo.
A revista "The Banker", do mesmo grupo do "Financial Times", publicou texto sobre o sistema bancário brasileiro, em sua edição deste mês, sob o título "Brazil: Don't Panic" (Brasil: Não entre em Pânico).
Destinada a banqueiros, empresas e formadores de opinião, com um público-alvo estimado em 80 mil leitores em todo o mundo, "The Banker" não negou que o país passa por dificuldades, mas enfatizou que as chances de recuperação são grandes, principalmente devido à boa saúde dos bancos brasileiros.
O editor da revista, Stephen Timewell, passou alguns dias no país conversando com banqueiros e autoridades do governo.
Traçou então um paralelo com outros sistemas financeiros mais frágeis da América Latina, como Equador, Peru e Colômbia, comentou as implicações da crise brasileira para o continente e distinguiu a do Brasil da que atingiu a Rússia, no ano passado, e o Sudeste Asiático, em 97.
"Não é apenas uma percepção essa imagem boa dos bancos brasileiros, é uma imagem bem entendida pelos países ocidentais que precisa ser reforçada", disse Timewell à Folha.
O texto destaca a flexibilidade e capacidade de recuperação dos bancos nacionais, dando destaque ao fato de eles terem sido construídos sobre fundamentos conservadores para enfrentar tempos de dificuldades, como os atuais.
A reportagem quebra o gelo que a crise brasileira tem merecido dos jornais britânicos nos últimos dias, apesar da alta do dólar.
A mensagem passada para a comunidade financeira internacional é otimista. A perspectiva do "longo prazo" da economia brasileira é trazida à tona, sem ignorar os desafios correntes.


Texto Anterior: Juro mensal sobe 0,28 ponto no crediário depois do minipacote
Próximo Texto: Adelphia compra a Century por US$ 5 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.