São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

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CRISE NO AR

Preços de passagens para 13 trechos são reduzidos em 90%; participação da empresa no mercado doméstico cai para 16%

Com baixa ocupação, Varig recorre a desconto

DA REPORTAGEM LOCAL

Com baixíssima taxa de ocupação em vôos importantes durante o mês de abril, a Varig anunciou ontem descontos de 90% em 13 trechos de ida dos seus vôos domésticos. A promoção, válida para um número limitado de assentos nesses vôos, está em vigor entre hoje e o dia 31 deste mês.
O trecho de ida de São Paulo a Belo Horizonte, por exemplo, estará disponível por R$ 96, informou ontem a companhia. Outros vôos com tarifas promocionais são Rio de Janeiro/Brasília, São Paulo/Natal, Rio de Janeiro/Salvador, São Paulo/Florianópolis e Goiânia/Brasília, entre outros.
Na avaliação de analistas do setor, a medida é a forma encontrada pela Varig para gerar caixa em tempos difíceis. No trecho ligando os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, a Pampulha, em Belo Horizonte, ela registrou uma taxa de ocupação de 35% em abril. No mesmo trecho, a TAM voou com 70% dos assentos ocupados no mês passado.
Outro exemplo é o trecho São Paulo/Brasília, no qual o aproveitamento da Varig foi de 57%. A TAM e a Gol conseguiram, nessa ordem, uma taxa de ocupação nesses vôos de 76% e 91% no mês passado, segundo dados informados à Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Já na ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo, os aviões da companhia decolaram com somente 36% dos assentos ocupados. O percentual para TAM e Gol foi de, respectivamente, 61% e 68%.
A ponte aérea também é alvo de uma promoção da Varig: a companhia informou que o passageiro que pagar R$ 798 por um bilhete de ida e volta ganha um outro bilhete se pagar mais R$ 79. Nesse caso, a restrição é que os dois passageiros têm que embarcar juntos nos vôos de ida e volta.
A taxa de ocupação geral da Varig nos vôos domésticos no mês passado foi de 64%. A TAM registrou 73% dos seus assentos ocupados, e a Gol, 78%. A explicação para a baixa taxa de ocupação da Varig nesses vôos específicos é que são trechos voados geralmente por homens de negócios, que não podem se arriscar a ter vôos cancelados ou atrasados. Ao mesmo tempo, esses trechos estão entre os mais rentáveis.
A participação de mercado da Varig caiu no mês passado, segundo dados preliminares informados pelas companhias à Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas, da Anac. Segundo esses dados, a Varig teve no mês passado 16,4% do mercado doméstico (a empresa tinha 18,9% em março). A TAM teria ficado com 44,3%, e a Gol, com 33,4%.
(MAELI PRADO)

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