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CRISE NO AR
Preços de passagens para 13 trechos são reduzidos em 90%; participação da empresa no mercado doméstico cai para 16%
Com baixa ocupação, Varig recorre a desconto
DA REPORTAGEM LOCAL
Com baixíssima taxa de ocupação em vôos importantes durante
o mês de abril, a Varig anunciou
ontem descontos de 90% em 13
trechos de ida dos seus vôos domésticos. A promoção, válida para um número limitado de assentos nesses vôos, está em vigor entre hoje e o dia 31 deste mês.
O trecho de ida de São Paulo a
Belo Horizonte, por exemplo, estará disponível por R$ 96, informou ontem a companhia. Outros
vôos com tarifas promocionais
são Rio de Janeiro/Brasília, São
Paulo/Natal, Rio de Janeiro/Salvador, São Paulo/Florianópolis e
Goiânia/Brasília, entre outros.
Na avaliação de analistas do setor, a medida é a forma encontrada pela Varig para gerar caixa em
tempos difíceis. No trecho ligando os aeroportos de Congonhas,
em São Paulo, a Pampulha, em
Belo Horizonte, ela registrou uma
taxa de ocupação de 35% em
abril. No mesmo trecho, a TAM
voou com 70% dos assentos ocupados no mês passado.
Outro exemplo é o trecho São
Paulo/Brasília, no qual o aproveitamento da Varig foi de 57%. A
TAM e a Gol conseguiram, nessa
ordem, uma taxa de ocupação
nesses vôos de 76% e 91% no mês
passado, segundo dados informados à Comissão de Coordenação
de Linhas Aéreas, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Já na ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo, os aviões da companhia decolaram com somente
36% dos assentos ocupados. O
percentual para TAM e Gol foi de,
respectivamente, 61% e 68%.
A ponte aérea também é alvo de
uma promoção da Varig: a companhia informou que o passageiro que pagar R$ 798 por um bilhete de ida e volta ganha um outro
bilhete se pagar mais R$ 79. Nesse
caso, a restrição é que os dois passageiros têm que embarcar juntos
nos vôos de ida e volta.
A taxa de ocupação geral da Varig nos vôos domésticos no mês
passado foi de 64%. A TAM registrou 73% dos seus assentos ocupados, e a Gol, 78%. A explicação
para a baixa taxa de ocupação da
Varig nesses vôos específicos é
que são trechos voados geralmente por homens de negócios, que
não podem se arriscar a ter vôos
cancelados ou atrasados. Ao mesmo tempo, esses trechos estão entre os mais rentáveis.
A participação de mercado da
Varig caiu no mês passado, segundo dados preliminares informados pelas companhias à Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas, da Anac. Segundo
esses dados, a Varig teve no mês
passado 16,4% do mercado doméstico (a empresa tinha 18,9%
em março). A TAM teria ficado
com 44,3%, e a Gol, com 33,4%.
(MAELI PRADO)
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