São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Termelétricas a óleo serão desligadas

Usinas geravam até 2.500 MW médios; as que usam gás natural e carvão continuarão em funcionamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo decidiu desligar as termelétricas que usam óleo para gerar energia. As usinas que usam gás natural e carvão continuarão a funcionar para garantir que não haverá problemas de suprimento de energia no ano que vem.
"Fizemos isso por excesso de zelo, para ter absoluta segurança para o próximo ano", disse o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).
Segundo ele, serão desligadas usinas que estavam gerando entre 2.200 MW (megawatts) médios e 2.500 MW médios. Permanecerão ligadas termelétricas capazes de gerar aproximadamente 3.600 MW médios.
Ele informou que, a partir do final da semana, o Brasil começará a enviar energia para a Argentina. No início, serão aproximadamente 500 MW médios, montante que deverá subir para cerca de 800 MW médios nos meses seguintes.
A energia será enviada para a Argentina até agosto. Nessa época do ano, o gás natural das termelétricas argentinas é desviado das usinas para o sistema de calefação, por causa das baixas temperaturas. Daí a necessidade de importação de energia brasileira.
"É um ato de solidariedade e é uma questão de geopolítica", disse Lobão. A Argentina venderá energia de volta para o Brasil entre setembro e novembro.

Reservatórios
As termelétricas foram acionadas no final do ano passado, quando o governo percebeu que o período de chuvas não havia chegado com a intensidade esperada e os reservatórios de água das hidrelétricas ficaram em níveis baixos.
Com as chuvas, os reservatórios já se recuperaram. No domingo, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), os reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste estavam com 83,3% de sua capacidade. No Nordeste, os reservatórios estavam com 82,3% da capacidade. Em abril, terminou o período chuvoso e agora a quantidade de água tende a diminuir até o final do mês de novembro.
No ano passado, nesta mesma época, os reservatórios estavam em uma situação um pouco melhor: 86,5% no Sudeste e Centro-Oeste e 95,2% no Nordeste.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Varejo: Clima frio e Dia das Mães impulsionam vendas em abril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.