São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa escapa de baixa em NY e registra alta de 0,53%

Em abril estrangeiro trouxe R$ 3,8 bi para a Bovespa

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem mesmo o dia negativo do mercado em Nova York conseguiu mudar o rumo da Bolsa de Valores de São Paulo, que fechou em alta de 0,53%. A alta das ações da Petrobras foi decisiva para mais um pregão de apreciação da Bolsa, que encerrou o dia aos 50.669 pontos. No ano, a alta alcança 34,94%.
Nos primeiros minutos de pregão, o índice Ibovespa chegou a subir 1%, encostando nos 51 mil pontos. Mas, com o esfriamento do mercado norte-americano, as ações perderam força e o Ibovespa chegou a operar por certo tempo no vermelho (caiu 0,78% na mínima).
A contínua entrada de capital externo na Bolsa brasileira tem alimentado a escalada da Bolsa -ontem não foi diferente.
Em abril, o balanço das operações realizadas com capital externo ficou positivo em R$ 3,78 bilhões, o melhor saldo em um ano. No mês, os estrangeiros responderam por 36% das operações, sendo a categoria que mais negociou na Bolsa.
Como a alta da Bovespa tem sido apoiado nesse retorno do capital externo, os analistas afirmam que uma freada na rota de apreciação do mercado local pode ocorrer a qualquer momento. Isso porque esse capital especulativo pode fugir tão rapidamente quanto desembarcou por aqui.
Em Wall Street, intensificaram-se as especulações sobre os resultados dos testes de estresse que o Fed (o banco central dos EUA) tem realizado com as maiores instituições financeiras do país para avaliar até quanto podem suportar os efeitos nocivos da crise.
O índice Dow Jones recuou 0,19%, e a Bolsa eletrônica Nasdaq teve perdas de 0,54% ontem. No setor bancário, as ações do JPMorgan Chase lideraram as perdas, com recuo de 2,71%. Os papéis do Bank NY Mellon caíram 1,54%.
Os investidores consideram que ao menos metade dos 19 bancos avaliados pelo Fed terá de elevar seu capital. O relatório será conhecido amanhã.
Ontem o presidente do Fed, Ben Bernanke, afirmou que a economia dos EUA deve começar a se recuperar ainda neste ano, mas de forma gradual e tendo de lidar com o alto desemprego por um bom tempo.
Ainda nos EUA, foi apresentado ontem o índice de atividade do setor de serviços, que apresentou melhora, mas ainda se mantém em níveis fracos.

Ganhos
As ações da Petrobras, as mais negociadas e de maior peso do índice Ibovespa, registraram alta de 1,42% (PN) e 1,25% (ON) ontem. As ações da Aracruz e da VCP voltaram a se destacar. Alimentada por expectativas de aumento de demanda e preços das matérias-primas, a ação PNB da Aracruz subiu 13,57%; para VCP PN, a alta foi de 12%.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Tecnologia: EUA investigam Google e Apple em ação antitruste
Próximo Texto: Investimentos: Fundos de hedge perdem alta das ações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.