São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Governo dos EUA tentará conter subsídios, afirma embaixador

DA SUCURSAL DO RIO

O embaixador americano, Thomas Shannon, disse ontem que o governo de Barack Obama vai trabalhar pela redução dos subsídios aos produtores de algodão na nova Farm Bill (lei agrícola), que deve ser votada pelo Congresso dos EUA até 2012.
"A ideia é construir uma série de medidas entre hoje e 2012 para manter o espaço comercial, evitar a retaliação, mas também tentar resolver os problemas fundamentais que provocaram a briga", disse, referindo-se aos acordos bilaterais que levaram o Brasil a suspender a aplicação do seu direito de retaliar os EUA, devido aos prejuízos causados por aqueles subsídios.
Em palestra no Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), no Rio, Shannon disse que os "interesses locais" ainda são muito importantes no Congresso do país, cujo protecionismo aumentou após a crise.
(CLAUDIA ANTUNES)


Texto Anterior: Saiba mais: Serviço no país é lento e inacessível
Próximo Texto: Petróleo 1: Petrobras confirma venda de refinaria e postos na Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.