São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

AVIAÇÃO

TAP avalia plano para assumir até 20% da Varig

DA REDAÇÃO

A TAP-Air Portugal está avaliando um plano para assumir até 20% de participação na Varig ao longo dos próximos três anos, informou no sábado o diário português "Expresso". A TAP também estaria interessada em um acordo administrativo com a Varig, acrescentou o jornal.
"Em três anos, seria interessante se a TAP fosse autorizada a assumir até 20% do capital da Varig", disse um funcionário da companhia aérea portuguesa ao "Expresso".
A TAP tem estudado um plano para estreitar suas relações com a Varig há seis meses, afirma o "Expresso". A companhia portuguesa tem um acordo com a Varig para manter suas aeronaves. O diretor-executivo da TAP, Fernando Pinto, já foi presidente da empresa brasileira.
Procurada, a Varig negou ontem a existência de qualquer negociação nesse sentido.
A aérea brasileira vem enfrentando problemas financeiros agravados nos últimos dois anos, quando os fornecedores de combustível só aceitaram abastecer as aeronaves mediante pagamento imediato e os salários dos funcionários começaram a ser sistematicamente atrasados.
Em fevereiro do ano passado, a companhia anunciou a disposição de se fundir com sua maior concorrente interna, a TAM. As duas aéreas passaram a compartilhar vários vôos nacionais, o que melhorou a situação financeira de ambas -ao reduzir a oferta de assentos e, com isso, aumentar a ocupação dos vôos.
Mas, recentemente, as duas companhias brasileiras recuaram da decisão de se fundir, querendo, no entanto, seguir com o "code share".
A TAP, a South African Airways e a finlandesa Bluel aderiram à rede Star Alliance, da qual a Varig é integrante.


Com agências internacionais e a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Em maioria: Reunião do Conselho atrai 15 mil a estádio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.