São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2007

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Big Mac é mais caro no Brasil do que nos EUA, diz pesquisa da "Economist"

DA REDAÇÃO

Com a valorização do real, o Big Mac, o sanduíche do McDonald's, custa hoje mais no Brasil do que nos EUA, segundo a revista britânica "The Economist". A última vez que isso aconteceu foi em abril de 1998.
No país, o sanduíche custa US$ 3,61, contra US$ 3,41 nos EUA. Na prática, isso significa que a moeda brasileira está 6% mais valorizada que o dólar e que o dinheiro que uma pessoa compra um Big Mac nos EUA não é suficiente para adquirir o mesmo produto no Brasil.
Com o real mais valorizado que o dólar, o produtor brasileiro tem um câmbio menos competitivo para exportar do que o seu similar americano. Mais, pelo índice Big Mac, da "Economist", Venezuela e Turquia, além do Brasil, são os únicos países em desenvolvimento que possuem moeda mais valorizada que o dólar. Na China, a desvalorização é de 58%, na Rússia, 41%, na Argentina, 22%, e no Chile, 13%
No início desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o real está valorizado em relação à moeda americana porque "o dólar está desvalorizado em relação a todas as moedas do mundo". Para a "Economist", "as moedas dos países mais ricos estão sobrevalorizadas ante o dólar", como o euro (22%), e a libra (18%).
O levantamento da revista calcula a relação entre o preço do Big Mac nos EUA e o seu valor em dólares em outro país -o percentual resultante dá uma medida da relação entre as duas moedas.


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