São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

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SP ainda sente efeitos da pane da internet

Casas lotéricas, provedores e usuários residenciais tiveram ontem problemas de conexão com a rede da Telefônica

Empresa diz que falha foi resolvida e que restaram casos pontuais; órgão de defesa do consumidor quer investigação do Congresso

DA FOLHA ONLINE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os problemas gerados pelo apagão no sistema de transmissão de dados e internet da Telefônica ainda persistiam ontem no Estado de São Paulo.
Segundo a Caixa Econômica Federal, 240 casas lotéricas, das 2.000 existentes no Estado, estão tendo os sistemas de informática reconfigurados manualmente como conseqüência da pane. As equipes de técnicos da Caixa tiveram de ser reforçadas com funcionários da prestadora de serviços Viacom.
Segundo a Caixa, os técnicos trabalharam ontem e vão prosseguir hoje, a fim de assegurar a normalidade das operações das lotéricas a partir de amanhã.
De acordo com o banco, a maior parte das lotéricas do Estado não foi afetada pela pane porque possui configuração com sinal via satélite. As 240 que tiveram as operações interrompidas possuem sistema com sinal via modem e necessitam de reconfiguração manual.
Internautas também reclamaram ontem dos problemas de conexão à internet pela rede da Telefônica. Apesar de a empresa afirmar que o serviço foi totalmente restabelecido, usuários e provedores reclamam da indisponibilidade ou da qualidade da conexão.
"Desde quarta até hoje [sábado], estou navegando com extrema lentidão, em velocidade média muito menor que a contratada", diz Ricardo Petrone, da capital. "O apagão continua. Estou tentando entrar em contato com a empresa e não consigo", relatou à Folha Online o internauta Marcelo Mendes, de São Bernardo do Campo.
Provedores que usam a rede de Telefônica também dizem que o sistema não está funcionando com plena capacidade e que os problemas de conexão persistem. "Ainda estamos com dificuldades, e o sistema não retornou em 100% a normalidade", diz Lucas Miranda, gerente de TI do provedor MonteiroNet. Segundo ele, o problema é a velocidade de conexão, que é baixa e oscila muito.
Já a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) informou, por meio da assessoria de comunicação do governo paulista, que os sistemas de serviços públicos, que atendem, por exemplo, o Poupatempo, operaram normalmente ontem.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Telefônica nega que os problemas tenham relação com a pane. Afirma que são questões pontuais, consideradas normais em serviços como o Speedy. Para a operadora, o problema na rede, gerado em equipamentos de roteamento (distribuição de dados), foi completamente solucionado.
A recomendação é que os internautas que tiverem problemas de acesso comuniquem a empresa pelo telefone 103-15 e obtenham um protocolo para que a falha seja resolvida.
Ontem, a organização de defesa do consumidor Pro Teste pediu que o Congresso crie uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para analisar a qualidade do serviço prestado por provedores de acesso à internet. Para a instituição, a pane foi "só a gota d'água".
O objetivo da CPI seria "identificar os motivos pelos quais o serviço é tão ruim", afirma o órgão, em comunicado.
A Telefônica ofereceu às entidades de defesa do consumidor e ao Ministério Público abater da próxima fatura de seus clientes, em dobro, o tempo que o assinante de internet ficou sem o serviço. As entidades rejeitaram a proposta.


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