São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA enfrentam "estagnação", afirma instituto privado

DA BLOOMBERG

A economia dos Estados Unidos está ""estagnada", a Europa está entrando em recessão e os bancos centrais mundiais não têm muito espaço para cortar os custos dos empréstimos devido à alta dos preços, disse ontem o instituto privado Conference Board.
""Estamos em um período de ajustes contínuos, que se estende de setor a setor e que, no futuro previsível, manterá a taxa de crescimento dos EUA baixa, na faixa de 1% a 2%", disse Gail Fosler, presidente desse instituto, conhecido pela sua pesquisa sobre a confiança do consumidor. ""A Europa corre riscos um pouco maiores."
""Nossa expectativa é que a economia dos EUA se desacelere significativamente nos próximos trimestres", disse Michael Buchanan, economista-chefe para Ásia -com exceção do Japão- do Goldman Sachs. ""O crescimento no consumo dos EUA está caindo muito."
Os riscos ao crescimento econômico estão se intensificando globalmente, disse Fosler. A economia australiana está se desacelerando, e a China experimenta os sinais mais pronunciados de uma desaceleração desde a crise financeira asiática, há uma década, disse.
A desaceleração da China está evidente devido ""à disposição das autoridades de reverterem muitas das políticas adotadas para restringir a economia e voltar para uma economia pró-exportação, para estabilizar a situação", disse Fosler.


Texto Anterior: Para Greenspan, BC americano não pode ser "cofrinho mágico"
Próximo Texto: Ajuda: Gigantes hipotecárias ficarão sob controle do governo, diz "NYT"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.