São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S.A. Retomada Os dados de agosto dos Indicadores Industriais, da CNI, apontam para a continuidade da recuperação da demanda doméstica. O total real dos salários pagos pelo setor cresceu 1,42% em relação a julho e 10,7% sobre agosto do ano passado. O resultado será divulgado hoje. Made in Bahia 1 A Continental vai investir US$ 260 milhões na construção de uma nova fábrica, em Camaçari (BA). Cerca de mil empregos diretos serão criados com o início das operações da nova unidade, em 2006. Os pneus serão exportados para a América do Norte. Made in Bahia 2 Após a inauguração das instalações para a produção de pneus para carros de passeio, a Continental quer construir uma nova unidade, destinada exclusivamente à fabricação de pneus para veículos comerciais. Nos planos da empresa, a fábrica entraria em funcionamento em 2007. Refrigerador ecológico Bernhard Schuster, presidente da Bosch Eletrodomésticos, participa amanhã do lançamento, em São Paulo, do primeiro refrigerador totalmente livre de gases nocivos ao ambiente no Brasil. A empresa investiu US$ 3 milhões na nova tecnologia. Nova campanha A Gatorade lança, pela primeira vez desde que foi adquirida pela PepsiCo, uma campanha de TV toda produzida no Brasil -criada pela AlmapBBDO. A ação faz parte da nova estratégia de comunicação da empresa e é a maior investida da marca desde que passou a ser distribuída pela AmBev, em 2002. Crisotila A União Brasileira de Crisotila lança uma campanha para mostrar a importância do mineral para a economia brasileira. A cadeia produtiva da crisotila gera 200 mil empregos no país. Capacitação A Fundação Lemann e a Brascri vão oferecer a 20 jovens de baixa renda um curso de tecnologia da informação, na Faculdade IBTA. O objetivo é capacitar os alunos em uma das áreas mais procuradas pelo mercado de trabalho. A Fundação Lemann dará R$ 67 mil ao projeto. Bolsa na Bienal Após percorrer academias, praias e fábricas, a Bovespa desembarcou na 26ª Bienal. A entidade montou um estande no pavilhão onde ocorre o evento cultural para tentar desmistificar o mercado acionário no público leigo. A iniciativa faz parte do projeto de popularização do mercado conduzido pela Bolsa. Palestra Marco Antonio Fujihara, da PricewaterhouseCoopers, fala hoje sobre o mercado de carbono, na Rio Oil & Gas 2004. Para a empresa, o mercado não tem recebido atenção do poder público brasileiro, apesar do potencial de comercialização de 88 milhões de toneladas, previsto pela World Business Council for Sustainable Development. Turismo A Embratur realiza amanhã o seminário "Descubra o Brasil" em Nova Jersey. Ontem, o encontro foi em Nova York. Franquia O Instituto Franchising promove nos dias 25 e 26 o curso Gestão de Lojas Franqueadas. O curso pode também ser oferecido na versão "in company". E-mail - guilherme.barros@uol.com.br ANÁLISE Oportunidade
As montadoras têm mais espaço para aumentar os preços
dos veículos porque a demanda
no mercado interno está mais
aquecida, e o mercado externo,
mais comprador. Essa é a análise de David Wong, diretor da
Booz Allen. A subida nos preços
dos veículos acontece desde o
início do ano, na avaliação de
Wong, também por conta do
aumento dos insumos -principalmente o aço- e dos reajustes salariais do final de 2003.
Mas, se os mercados, interno e
externo, não estivessem tão favoráveis, os preços não subiriam tanto. "De 2001 até dezembro de 2003, a indústria automotiva segurou os preços. Enquanto o IGP-M subiu 45% nesse período, os aumentos nos preços
dos carros não passaram de
30%", disse. "Neste ano, a situação é outra. A inflação medida
pelo IGP-M foi de 10% de janeiro a setembro, enquanto os preços dos carros subiram 15%." David Wong, da Booz Allen NÚMEROS 0,56% É a queda no valor da cesta básica em São Paulo em setembro, diz pesquisa do Procon/Dieese. 0,44% Foi a alta no preço dos produtos industrializados em setembro em São Paulo, segundo a Fipe. Próximo Texto: Carga fiscal cresce R$ 28 bi no 1º semestre Índice |
|