São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

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Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Empresários se mobilizam para o 2º turno

Os empresários já começaram a se aquecer para o segundo turno. Em reunião realizada ontem em São Paulo com 40 empresários, João Dória Jr., presidente do Lide, marcou para o dia 23, a seis dias da eleição, almoço de apoio à candidatura de Geraldo Alckmin. A reunião contou com a participação de Miguel Reale Jr. e Paulo Bressan, coordenadores financeiros da campanha de Alckmin.
O almoço de apoio a Alckmin, que foi batizado de "o encontro da chegada", acontecerá no Clube Pinheiros, e o objetivo é de reunir mil pessoas. Um dos maiores entusiastas da campanha de Alckmin, Dória foi responsável pela organização de almoço de apoio ao tucano do primeiro turno no Jockey Club, com a presença de empresários e diversas personalidades da sociedade civil. A R$ 1.000 por cabeça, foram arrecadados R$ 567 mil. Para o almoço do segundo turno, o valor ainda não foi definido. O objetivo é arrecadar mais de R$ 1 milhão.
A ida de Alckmin para o segundo turno animou os empresários. Desde então, aumentou consideravelmente também a disposição do empresariado de contribuir financeiramente para a campanha do tucano. "As manifestações espontâneas dos empresários aumentaram significativamente", diz Miguel Reale Jr., responsável pelo comitê financeiro de Alckmin.
Já o empresário Lawrence Pih, presidente do moinho Pacífico e um dos coordenadores do comitê de apoio à reeleição de Lula, informou que, por enquanto, ainda não há nada previsto para o segundo turno, e que dentro de uma ou duas semanas será discutida a estratégia. Pih diz que o grupo está esperando orientações do presidente do PT, Ricardo Berzoini.
No primeiro turno, Pih foi um dos organizadores de jantar do dia 4 de agosto, no Jockey Club, de apoio dos empresários ao candidato petista.

CADASTRO POSITIVO
Na expectativa de que, até o final do ano, o governo edite uma medida provisória para implementar no Brasil o cadastro positivo, o presidente da Serasa e da Alacred (Associação Latino-Americana de Bureaus de Crédito), Elcio Anibal de Lucca, embarca hoje para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para participar da 5ª Conferência Mundial de Informações para Crédito ao Consumidor, dos dias 8 a 10. A conferência tratará das tendências mundiais no setor, da integração de dados e do cadastro positivo, entre outros temas. Lucca irá formalizar o convite para trazer a 6ª conferência mundial para o Brasil, em 2008. Segundo ele, a Serasa está pronta para implantar o cadastro positivo no Brasil, o que espera que ocorra em breve, independentemente de quem ganhar as eleições. "O cadastro positivo é fundamental para o crescimento, já que é uma das formas menos onerosas para baixar os juros", afirma.

Motorola lança novo modelo smartphone
A Motorola lança, nesta semana, nove aparelhos de celular. Um dos destaques é o A1200i, um smartphone que visualiza arquivos de Word, Excel, Power Point, PDF, entre outros, sincroniza e-mail e usa o sistema Linux. O aparelho também faz leitura ótica de cartões de visita. Com câmera digital, ele captura e armazena informações de cartões como nome, telefone e endereço.

DIA DA CRIANÇA
De uma hora para outra, a procura por brinquedos explodiu, a menos de uma semana do Dia da Criança. Desde sexta, os fabricantes não param de receber pedidos do comércio. "Os telefones não param de tocar", diz Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq (associação de fabricantes de brinquedos), que se reuniu ontem com 30 industriais do setor. Diante disso, ele prevê crescimento de 6% para este ano -antes era de 4%. O mês de outubro representa 40% do faturamento da área.

JINGLE BELLS
A Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência já tem data de inauguração: dia 2 de dezembro. A árvore está sendo montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, e fica acesa até 6 de janeiro, Dia de Reis. A decoração chega a sua 11ª edição.

NOVO CENTRO
A Natura lança hoje projeto da construção de centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas (SP). O laboratório terá capacidade para abrigar 250 trabalhadores e deverá concentrar as principais linhas de pesquisa da marca. As obras terão início neste mês e devem ser concluídas em 2008.

NO VIZINHO
A Argentina está na agenda do ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento). O ministro deve encontrar-se, na próxima semana, com o presidente em exercício, Héctor Marcelo Vidal, com a ministra da Economia e Produção, Felisa Miceli, e com representantes do setor privado. Na pauta, linha branca, aerossóis, calçados e automóveis. Nos primeiros nove meses de 2006, o Brasil exportou para a Argentina US$ 8,6 bilhões, valor 19,3% maior do que o registrado no mesmo período de 2005 (US$ 7,2 bilhões). Os principais produtos brasileiros exportados foram carros (12,7%) e celulares (6,8%).

ENGARRAFADO 1
A Veuve Clicquot teve que adiar, no Brasil, seu principal lançamento deste ano, o da champagne rosé, sucesso na Europa. Programada para o segundo semestre deste ano, a bebida só deve ser lançada em abril de 2007. Os motivos estão ligados ao processo de importação.

ENGARRAFADO 2
A cerveja mexicana Sol se prepara para lançar garrafa de 600 ml no Brasil. A Femsa, responsável pela marca, diz que tem lançamentos agendados para este mês.


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