São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT pode pedir adiamento do leilão do Besc

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O coordenador do PT para a transição de governo, Antônio Palocci Filho, disse ontem que o partido pode pedir o adiamento do leilão de privatização do Besc (Banco do Estado de Santa Catarina), marcado para 16 de dezembro.
"Se nós entendermos que é melhor para o Estado, podemos pedir o adiamento", disse Palocci. O PT de Santa Catarina faz pressão pela devolução do banco, federalizado no processo de renegociação de dívidas, ao Estado.
Com preço mínimo de R$ 520 milhões, o Besc é o mais importante dos quatro ex-bancos estaduais com privatização marcada para este ano -os outros são os de Piauí, Maranhão e Ceará. A continuidade do programa de vendas de bancos públicos está prevista no acordo firmado com o FMI.
A cúpula do PT, até o momento, não se manifestou abertamente contra a venda do Besc, mas, em sua história, o partido resistiu ao processo de privatização. O argumento oficial, hoje, é que o momento atual, de estagnação da economia, pode não ser o mais propício para o negócio.
Esse argumento foi usado pelo senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP).
Segundo o presidente do PT, deputado José Dirceu (SP), o assunto será discutido hoje entre o governador eleito de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
Luiz Henrique, que apoiou Lula na campanha eleitoral, é contrário à privatização, posição que também foi encampada pelo atual governador, Esperidião Amin (PPB).
O lobby foi reforçado ontem pelo deputado Carlito Merss e pela senadora eleita Ideli Salvatti, ambos do PT catarinense, que se encontraram com Palocci no prédio do Banco do Brasil cedido pelo governo para os trabalhos da transição.
O BC, responsável pela organização do leilão, tem ignorado, ao menos oficialmente, a pressão política. O BC divulgou, na semana passada, o edital de privatização.


Texto Anterior: Investimentos: Malan admite parar venda de ações do BB
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bovespa fecha com ligeira queda de 0,51%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.