UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO MUNDIAL

Ministro afirma ter poucas esperanças na reunião da Alca

Rodrigues não vê avanço em Miami

DA REDAÇÃO

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ontem, em Pequim, que vê poucas chances de que haja avanços na reunião ministerial da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), que ocorrerá em Miami, no final deste mês.
"Não tenho muitas esperanças na reunião de Miami", afirmou o ministro, que se encontra em viagem oficial à China. "Não acredito que haverá um grande avanço."
A reunião ministerial da Alca em Miami ocorrerá entre os dias 16 e 21 deste mês, com representantes de todos os 34 países do continente. Apenas Cuba não participa das conversas.
De acordo com Rodrigues, existem maiores possibilidades de progresso nas negociações que estão sendo feitas entre o Mercosul e a União Européia.
Para o ministro, apenas se os EUA apresentarem uma proposta mais flexível poderá haver avanços na Alca. Ainda segundo Rodrigues, a situação só poderá ser revertida se os americanos apresentarem uma nova proposta na reunião de amanhã com os negociadores brasileiros.
Na tentativa de desbloquear o impasse nas negociações, o representa comercial dos EUA, Robert Zoellick, convidou o chanceler brasileiro, Celso Amorim, para um encontro em Washington. Depois da reunião de amanhã, as conversas prosseguem no sábado, dessa vez envolvendo cerca de dez outros países.
"O encontro foi convocado por Zoellick, então talvez os EUA indiquem alguma possibilidade de avanço em Miami", afirmou Rodrigues.


Com agências internacionais


Texto Anterior: O vaivém dos commodities
Próximo Texto: Vôo da águia: Setor de serviços tem 7º mês de alta nos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.