São Paulo, segunda-feira, 06 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FolhaInvest

Lucros das empresas norte-americanas sobem 23%

Resultado do terceiro trimestre foi puxado pelos bancos; ganhos das companhias do S&P 500 crescem mais de 10% pelo 13º trimestre

DA BLOOMBERG

Os lucros das empresas norte-americanas subiram, em média, 23%, no terceiro trimestre deste ano, puxados pelos resultados dos bancos de investimento, como o Goldman Sachs Group Inc., e a corretora de seguros Allstate Corp.
Os lucros das empresas do Índice Standard & Poor's 500 subiram mais de 10% pelo 13º trimestre consecutivo, resultado que se equipara à mais longa série de altas dos lucros desde 1950, segundo análise da Thomson Financial.
Os lucros das empresas também se expandiram pelo período de 13 trimestres consecutivos entre os últimos três meses de 1992 e os últimos três meses de 1995.
O Goldman Sachs e a Allstate ajudaram a elevar os lucros das empresas do setor financeiro em 38% no trimestre passado, ficando atrás apenas das empresas de insumos industriais, como as siderúrgicas, entre os dez principais grupos setoriais do índice.
"As corporações norte-americanas estão em excelente forma", disse James Awad, que administra US$ 1,3 bilhão em ativos como presidente do conselho administrativo da Awad Asset Management de Nova York.
"Elas vêm se reestruturando desde o início da década de 1980 e, atualmente, estão enxutas e eficientes. Um pequeno crescimento da receita gera um grande crescimento dos lucros", segundo Awad.

Expectativa
No quarto trimestre deste ano, as empresas do S&P 500 provavelmente divulgarão novamente um crescimento médio de 10% de seus lucros, que serão mais uma vez puxados pelas empresas dos setores financeiro e de insumos industriais, segundo dados compilados pela Bloomberg News.
Os resultados deste ano foram estimulados pelo recorde das tomadas de controle acionário das corporações e pela temporada de furacões, que não causou danos maiores.
Esses fatores geraram o segundo melhor desempenho do setor financeiro dos últimos cinco anos.

Fatia financeira
As empresas do setor financeiro responderam por cerca de metade do crescimento dos lucros das empresas norte-americanas no trimestre, estima Thomas Hull, diretor de investimentos da Lowry Hill de Minneapolis, nos Estados Unidos, que administra US$ 6,3 bilhões em ativos. "Todos os setores estão acima das expectativas", disse ele.
O setor de insumos industriais, que inclui empresas produtoras de metais, papel e produtos químicos, como a U.S. Steel Corp., a Freeport-McMoran Cooper & Gold Inc. e a DuPont Co., registrou uma alta de 43% em seus lucros.
Depois dos setores financeiro e de insumos industriais, o setor de empresas de serviços de telecomunicação, entre as quais a AT&T Inc. e a BellSouth Corp., obtiveram o terceiro maior aumento dos lucros, com ganho de 35%.
As empresas do setor de energia foram as líderes em termos de aumento do S&P 500 no segundo trimestre deste ano, com crescimento de 45% em seus lucros. No terceiro trimestre, elas registraram uma expansão de 29% em seus ganhos, alcançando a quarta melhor colocação.


Texto Anterior: FolhaInvest
Investidor aceita riscos em novo fundo

Próximo Texto: Siderurgia: Nippon quer comprar 2% das ações da Usiminas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.