São Paulo, sexta-feira, 06 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

EUA e europeus vão à OMC contra China

DO "FINANCIAL TIMES"

Os EUA, a União Europeia e o México solicitaram que um painel de resolução de disputas da OMC (Organização Mundial do Comércio) investigue as restrições chinesas à exportação de matérias-primas de uso industrial, no mais recente contra-ataque enérgico às políticas comerciais de Pequim.
O apelo à OMC alega que as restrições chinesas à exportação de bauxita, magnésio e outras matérias-primas usadas para produzir aço, alumínio e alguns compostos químicos estão elevando o preço desses produtos finais.
A Austrália também se envolveu em uma disputa comercial com a China, a maior parceira comercial do país, depois de impor uma tarifa provisória de 16% às exportações de produtos de alumínio extrudado do país asiático, alegando dumping.
As novas queixas surgiram antes da primeira visita de Barack Obama à China, neste mês, quando ele deve discutir questões comerciais e pressionar os chineses por uma valorização de sua moeda.
O governo dos EUA já impôs tarifa de 35% sobre as importações de pneus chineses, o que levou Pequim a anunciar inquérito sobre as exportações americanas de carne de aves, carros e autopeças.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Varejo: Linha branca puxa atividade em outubro
Próximo Texto: Levantamento: Fortuna dos chineses mais ricos cresce 81%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.